sexta-feira, 19 de março de 2010

Sampedrense 3 - Canas de Senhorim 2

SAMPEDRENSE:
Maló, Márcio, Godinho, João Heitor, Baixote, Beto, Jusko, Marcos, Tagui, Costa e Emanuel (Cap)
Substituições: Maló por Márcio (7’), Beto por Cordeiro (63’), Costa por André Figueiredo (75’)
Suplentes não utilizados: Moreira, Isaías e Vargas

CANAS DE SENHORIM:
João Paulo, Bruno Almeida, Simão (Cap), Fino, Luís Carvalho, Zé Pedro, Santos, Cláudio, Vagner, Márcio e Parma
Substituições: Simão por Filipe Figueiredo (28’), Vagner por Luís Lopes (39’), Zé Pedro por Povoas (60’)
Suplentes não utilizados: Filipe e Bruno Cardoso Inicio do jogo desde logo muito disputado a meio campo com as duas equipas a aproximarem-se equitativamente das balizas adversárias na transformação de quatro pontapés de canto. A equipa da casa tinha uma primeira contrariedade no encontro pois teve de substituir por lesão Maló ao minuto 7. Contudo, na primeira jogada de envolvimento do ataque da UDS pelo flanco esquerdo, aparece o primeiro golo da equipa da casa por João Heitor, ao minuto 11. A UDS crescia no encontro e arrancava para uma das melhores primeiras partes desta temporada com o Canas a sentir grandes dificuldades no seu sector defensivo para aguentar Tagui, Jusko e Costa que constantemente trocavam de posição. Assim ao minuto 13, Tagui surge isolado diante de João Paulo e faz o segundo da equipa da casa. Ao minuto 19, o Canas deixa um primeiro aviso de que iria lutar até final por um resultado positivo, com Fino a cabecear à figura de Márcio após centro da direita. Mas seria a equipa da casa a ter duas excelentes oportunidades de aumentar a vantagem no marcador pelo mesmo jogador: Tagui ao minuto 20 remata ao poste da baliza da equipa visitante e ao minuto 24 isolado diante do guarda-redes visitante permitir a intervenção deste que segura assim o resultado e o encontro. Luís Almeida não gostava do que assistia… e mexe na sua equipa por duas vezes… e o Canas começa a jogar mais no meio campo adversário: ao minuto 35, após passe de Vagner Parma surge isolado mas Márcio faz uma excelente defesa com os pés e ao minuto 38, numa displicência da defesa da equipa da casa aparece mesmo o golo visitante com muito mérito para o remate de Márcio rasteiro e forte junto ao poste direito da baliza da equipa da casa. Até final da primeira parte, três situações a registar: minuto 41, livre na direita do ataque da UDS com Márcio a cabecear para trás ao primeiro poste e Jusko cai na área ao segundo poste… Luís Caiado nada assinala, mostra amarelo ao avançado da equipa da casa e esteve bem e correcto; minuto 44, jogada pelo flanco direito no ataque do Canas com o centro a pingar no coração da pequena área, Filipe cabeceia mas Márcio faz um defesa segura; a terceira situação a registar é o facto de Luís Caiado nestes minutos finais da primeira parte mostrar meia dúzia de cartões amarelos numa actuação que até então na nossa opinião não era isenta de erros mas claramente positiva e tranquila. A primeira parte chegava assim ao fim prevendo uma segunda bem interessante…

Logo na jogada de reatamento da segunda parte e perante a desatenção da equipa visitante, um passe rasgado permite que Tagui volte a aparecer isolado diante de João Paulo e desta feita o jogador da equipa da casa bisa no encontro e amplia a vantagem no marcador para a Sampedrense. Ao minuto 50, Jusko remata para uma boa defesa de João Paulo mas a partir de então é a equipa visitante que volta a jogar mais no meio campo adversário. Parecia no entanto estar o jogo controlado pela equipa da casa até que, ao minuto 71, tudo se complica, com uma displicência de Márcio, guarda-redes da equipa da casa que na sequência do lance acaba expulso e possibilita que Santos na marcação de uma grande penalidade coloque novamente o marcador na vantagem mínima para a UDS. André Figueiredo, assumiu a baliza da equipa da casa e acabou mesmo por ser uma figura do jogo, já que ao minuto 83, nega com uma excelente defesa para canto o golo de Santos na transformação de um livre. O Canas jogava então um futebol directo com bolas constantemente a serem bombeadas para a entrada da área da UDS e a equipa da casa tentava responder a esta pressão final com contra ataques rápidos mas que nunca surtiram qualquer efeito prático. Já no final do encontro, uma expulsão mais a registar, a de Fino por acumulação de amarelos, mas o resultado manter-se-ia com uma vitória importante para a Sampedrense.

Luís Caiado, na nossa opinião não teve influência no resultado, mas pequenos erros ao longo do encontro e a abordagem disciplinar do mesmo prejudicaram a sua actuação nesta tarde no Estádio Municipal da Pedreira.

Fernando Silva, treinador da UDS, registou à nossa reportagem que esta vitória é importante mas no seu entender merecida sobretudo pela grande primeira parte que a sua equipa fez… os golos adversários nasceram de erros que não podem acontecer numa equipa como a sua.

Luís Almeida, não quis prestar declarações. No entanto, no final do encontro num diálogo cordial e de respeito tal qual nos tem habituado este homem conhecedor do nosso futebol… registava com desagrado a derrota da sua equipa e questionava a actuação do trio de arbitragem sobretudo após o golo da grande penalidade ao minuto 77.
PC in VFM