quarta-feira, 16 de junho de 2010

Entrevista a Vitor Silva, dirigente do Paivense

Nome: Vítor Hugo Santos Silva
Naturalidade: Vila Nova de Paiva
Clube Preferido: Sport Clube Paivense
Jogadores Preferidos: Os 22 que comigo trabalharam nestes 2 últimos anos

O Paivense terminou a 1ª volta “enforcado” no último lugar da tabela classificativa, e fez uma 2ª volta surpreendente, tendo atingido os objectivos.
Quais as razões que estão por detrás desta impressionante viragem?
Primeiro é importante saber as razões dessa 1.ª volta, para que se tenha uma ideia do que foi o arranque do Paivense na época 2009/2010, posso-lhe dizer que no ultimo dia (Segunda-Feira) de inscrições de jogadores para a 1.ª jornada da Divisão de Honra, ás 18 horas o Paivense não tinha sequer direcção. Felizmente, o clube tem um grupo de jogadores, a quem o clube deverá estar eternamente grato, que esperam pelo clube até ao último segundo e que aceitam lutar por aquele emblema sem colocarem qualquer condição. O Paivense desloca-se a Oliveira de Frades para cumprir a 1.ª jornada com 3 treinos nas pernas. A partir daqui e se a isto juntarmos as deficientes instalações desportivas que tínhamos e que felizmente neste momento estão a ser remodeladas, a indisponibilidade de treino de alguns atletas, quer por motivos profissionais quer académicos, julgo serem por si só razões suficientes para que o Paivense tenha arrancado com uma volta de atraso em relação á concorrência.
As razões da viragem são bem mais simples e resumidas de explicar.
Depois de cumprida a pré-época em plena competição, atingidos os níveis físicos ideais e assimilados os métodos de um técnico com méritos claramente reconhecidos, restava a sempre ingrata tarefa de correr atrás do prejuízo. Acreditámos, sofremos, corremos, lutámos numa recuperação onde a qualidade dos nossos jogadores acaba por ser determinante.
Sendo um clube que geralmente começa as épocas desportivas tardiamente, de quem são as responsabilidades de não haver o planeamento desejável?
Divido as responsabilidades em 2 partes.
Numa primeira parte sócios, onde eu me incluo e assumo a minha responsabilidade mas onde destaco fundamentalmente pessoas com muita responsabilidade no concelho de Vila Nova de Paiva, penso que seriam estas as pessoas que melhor poderiam servir o clube.
Numa segunda parte coloco a Câmara Municipal (até uma certa altura, felizmente há sinais de mudança). Sendo o clube na minha óptica, embora que suspeita, um dos maiores embaixadores do concelho de Vila Nova de Paiva, parece-me não ter vindo a ser merecedor da atenção devida, reflectindo-se isso no fraco apoio financeiro (quando comparado com a grande maioria dos clubes com compõem a divisão de honra) e no tardeamento na melhoria das Infra-estruturas Desportivas.
Julgo que as conjugações de vários factores negativos são incompatíveis com a ambição de quem se possa disponibilizar para assumir os destinos do clube e aqui falo de certa forma na primeira pessoa.
Até onde poderia chegar esta equipa, se por exemplo, tivesse o plantel definido em meados de Junho, como acontece com muitas das suas concorrentes?
Isso será sempre uma questão que ficará em aberto, apenas poderei responder que em condições normais, o Paivense tinha esta época capacidade para vencer em qualquer campo, no final eram somados os pontos e veríamos o resultado final.
Como está a planificação da próxima temporada?
Felizmente, em contraste com anos anteriores, o primeiro passo foi dado, o Paivense tem direcção eleita para a época 2010/2011, o trabalho está a ser feito com a natural sequência de procedimentos.
Quais são os objectivos do Paivense?
A história do Sport Clube Paivense define claramente o objectivo como sendo a permanência na Divisão de Honra.
A nível interno, crescer diariamente será sempre o foco de trabalho de quem serve o clube.
Sampedrense fez a dobradinha distrital. Foi um justo vencedor?
Sou sempre da opinião que o justo vencedor é aquele que ganha.
Se o vencedor ganha por um ou outro motivo que não o de ser melhor dentro das 4 linhas, ganha certamente por contingências que sejam elas quais forem, por si só, se ajudam a ganhar, já fazem parte do futebol.
No caso concreto da Sampedrense, penso terem demonstrado ser a melhor equipa dentro das 4 linhas, portanto aproveito para mandar os parabéns aos vencedores.
Ao lado do Paivense, acompanha o clube em vários campos distritais. Que jogadores gostaria de ver actual no clube que representa?
Com a máxima sinceridade e nunca com o objectivo de ser politicamente correcto, os jogadores que com mais satisfação veria a representarem o meu clube seriam os 22 que por nós correram nestes 2 últimos anos.
Futebol é emoção, neste prisma, escolhe um momento glorioso e um momento decepcionante que tenha vivido no futebol distrital.
Há sempre um ou outro jogo que nos fica na memória de uma forma especial, quer no aspecto positivo como negativo.
Em termos resumidos, são gloriosos os jogos que tanto esta época como a anterior, carimbaram a manutenção.
Decepcionante não poderei apontar nenhum momento, já que o meu curto trajecto ligado ao futebol se salda pelo alcançar dos objectivos propostos, onde aproveito para agradecer o empenho de todos os que comigo trabalharam.


Para terminar, deixo em aberto um espaço para o Vítor Silva, transmitir desejos ou opiniões, para realçar alguma medida que contribua para o desenvolvimento do futebol distrital.
Devido á forma com que me ensinaram a ver e trabalhar o futebol distrital, aqui destaco o Pedro Rochinha e o Paulo Pires com quem dei os primeiros passos no futebol e hoje me identifico plenamente com a forma como ambos encaram a gestão desportiva, julgo que há uma base que terá de ser universal a todos os clubes que competem nas divisões distritais que passa pela rigorosa contenção de custos. A partir daqui cada clube terá a sua formula de sucesso e adaptará a gerência ás características desse mesmo clube, parecendo-me não haver uma linha traçada de sucesso infalível.
No entanto e devido ao pouco caminho ainda percorrido, neste momento sou mais ouvinte que orador, gosto de ocupar o meu lugar e estou profundamente ciente que nesta fase tenho bem mais para aprender do que para ensinar.
No final gostaria de me virar para dentro do meu clube e deixar um abraço e um enorme reconhecimento aos “meus” jogadores. Obrigado rapazes….

Ao Vitor Silva em particular, e ao Paivense em geral, um muito obrigado e votos de sinceros sucessos desportivos.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nunca fui teu jogador, mas admiro te como pessoa e pelo que das de ti ao clube que tambem é do meu coração!
Com pessoas como tu é que o futebol poderá evoluir..

o teu "primo" ..
Abraço

TC

12:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home