segunda-feira, 19 de julho de 2010

Fornos Algodres desiste

João Santos, presidente da Direcção da Associação Desportiva de Fornos de Algodres, em recente entrevista ao jornal Diário Regional de Viseu, tinha deixado no ar a hipótese do clube ter de desistir da participação do campeonato Nacional da 3.ª Divisão e passar a disputar o campeonato distrital da 2.ª Divisão da AF Guarda. Isto tudo depois de ter feito uma época em grande, só não subindo à 2.ª Divisão Nacional, porque uma bola na trave do Anadia, no último segundo, da última partida da segunda fase (subida), naquela localidade bairradina, o evitou.

Na altura da entrevista dada ao Diário de Viseu, o ainda líder máximo da colectividade, 'ameaçou' que se não houvesse apoios que pudessem dar a segurança mínima para participar na 3.ª Divisão Nacional, a passagem do futebol nacional para o distrital, seria o caminho mais provável.
Convocada a Assembleia Geral para que os sócios se pronunciassem sobre o futuro do clube, tendo em conta as dificuldades sentidas, foi acordado que a Associação Desportiva de Fornos de Algodres (ADFA) deixaria o futebol nacional e entrava só no distrital da AF Guarda.
Estava, deste modo, consumada a ideia dos directores do clube. Só que o prazo para comunicar à Federação Portuguesa de Futebol, a referida desistência, não foi cumprido e a FPF não só castigou a ADFA com a pena de dois anos de suspensão de participar em campeonatos no escalão de sénior, como ainda o puniu com uma pesada multa. Deste modo, a Associação Desportiva de Fornos de Algodres, não só não disputará o campeonato nacional, como está impedido de o fazer a nível distrital.

A reacção pronta dos sócios foi a de 'culpar' a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, embora haja na vila e no concelho, a consciência das dificuldades que a autarquia atravessa.
Mas a 'raiva' maior parece ser a de não ser comunicada a tempo e horas a decisão dos sócios, em Assembleia Geral, à FPF.
É que a situação acaba por ser diferente daquela que foi encontrada para o Grupo Desportivo de Mangualde GDM) e que os responsáveis do Fornos pretendiam adoptar para o clube.
O GDM comunicou dentro do prazo a desistência e, assim, pode participar no escalão sénior mais baixo da AF Viseu (2.ª Divisão).
Com o castigo imposto pela FPF ao Fornos, o clube só vai poder estar presente no futebol nacional, no mínimo, dentro de quatro anos.

Os distritais seniores da AF Guarda, tem dois escalões: a 1.ª e 2.ª Divisão e ADFA só vai poder entrar em competições oficiais depois de cumprir a pena de suspensão (2 anos). Portanto as contas são fáceis de fazer.
Assim, e segundo fonte contactada pelo Diário de Viseu, a única hipótese do clube poder entrar mais cedo no futebol nacional, passa pela inscrição de uma outra colectividade fornense na 2.ª Divisão Distrital da AF Guarda, trabalhar para que consiga subir nos dois escalões, sem interrupção e, depois, fazer a fusão com a Associação Desportiva de Fornos de Algodres para uma eventual disputa da 3.ª Divisão Nacional.
Enfim, 'jogos' que já se verificaram noutras latitudes e que, não é de colocar de parte, também, em Fornos de Algodres.
Entretanto, refira-se, que a Associação Desportiva irá inscrever-se nos campeonatos distritais jovens, da AF Guarda, continuando a aposta feita na formação nas últimas épocas e que tem dado frutos.
Ainda não não está marcada a próxima Assembleia Geral para a eleição dos novos corpos gerentes, o que deverá acontecer em breve.
Provavelmente, João Santos recandidata-se a um novo mandato, tentando 'segurar' a colectividade e deitar 'água na fervura' que se verifica, naturalmente, com impacto da decisão de desistir do nacional e da pena de suspensão aplicada pela FPF.
Esta situação não é nova no distrito da Guarda. Refira-se que a UD de Seia desistiu da 3.ª Divisão Nacional, depois de ser campeão distrital.
fonte: Diário Regional de Viseu

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Atenção que na AFViseu tb vai haver desistências.

10:03 da tarde  
Anonymous sernancelhence até morrer said...

nomeadamente os k saem da recta e pensam k sao gente.
se desistirem, perdem menos vezes

10:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

resende vs ferreira de aves os castigos, vejam:

http://so-desporto.blogspot.com/2010/07/do-mal-o-menos-paulo-apanha-6-jogos.html

10:58 da tarde  
Anonymous Pixo8Bras said...

é triste ver um Clube com a Historia da ADFA, essa grande instituição que tanto deu ao Distrito da Guarda e alegrias ao povo Fornense.
Está a pagar por erros cometidos no tempo das vacas gordas.
Uma ve Fornos, Fornos para Sempre...

9:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

DE ONDE É ESSA EQUIPA??

1:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

OOOOOOO

1:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto terminou assim porque gastrama o que nao era vosso e não tinham condições de oferecer.Repensem a forma como oferecer aos jogadores.Será que os jogadores desta divisões devem receber? Eu acho que não. vamos melhor o futebol distrital

6:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Miguel Abrantes novo treinador do Fornelos

9:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home