domingo, 17 de junho de 2007

quando os milhões são de lata

Riade 89 e Lisboa 91 colocaram Portugal "nas bocas do mundo", através de 2 titulos mundiais conquistados por ilustres desconhecidos, de baixos ordenados e de fraquissimo relevo na comunicação social; era uma equipa de tostões que procuravam a sua própria afirmação.
Posteriormente ficaram conhecidos como a "geração de ouro" do futebol português, e todos os sectores de formação recolheram vantagens, visibilidade e renome.

A equipa que esteve na Holanda a disputar o europeu de sub-21, tem diferenças enormes em relação ao passado glorioso de outrora: elevadissimos salários, uma comunicação social excessivamente optimista, e notariedade internacional.

Antes da competição se iniciar, a julgar pelos jornais, Portugal parecia ter conquistado o troféu, fruto de uma equipa onde pontifica um rei de 25 milhões de euros (Nani) , e vários principes que diariamente nos invadem em entrevistas televisivas (Moutinho, Manuel Fernandes, Miguel Veloso, Hugo Almeida e companhia) .

Uma equipa de milhões, que não conquistou o ouro nem a prata...trouxe a lata!
Extremamente negativa, foi a postura do comentador da TVI; na 1ª parte pediu pelo menos 5 vezes a substituição de Manuel Fernandes, porque este e Miguel Veloso jogavam muito próximos, na 2ª parte elogiou a cultura táctica de ambos porque se compensavam nas acções defensivas/ofensivas, contradições que em nada prestigiam quem fala para milhões espectadores.
No flash-interview, quando Manuel Fernandes falava, o mesmo canal de televisão passava repetidamente os golos de Nani e Miguel Veloso, e apenas estes golos; quando José Couceiro usou da palavra, e quando todos esperavam que os restantes golos nacionais fossem mostrados, a televisão focou a imagem num cartaz onde se podia ler: "Nani dá-me a tua camisola"

TVI - Televisão Independente????????

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

concordo.o futebol portugues vive de protagonismos baratos.resultados é que nunca aparecem,só no porto

10:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu tou de acordo mas o manuel fernandes era dos jogadores k mais prometia e foi mesmo mas mesmo o pior jogador de portugal, ta mt frakinho e individualista, nao faz um passe sem fazer uma finta, ele antes no slb ainda dava ins tokes mas.... e ainda o benfica keria vende-lo por akeles milhoes...

11:49 da manhã  
Blogger joca said...

concordo em parte contigo...esperava mais do manuel fernandes,esperava mais do moutinho,esperava mais do nani e do hugo almeida! o miguel veloso,manuel da costa e o paulo ribeiro foram os menos maus,na minha opinião,é claro!

1:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

se vencessemos o merito era do nani,veloso,moutinho e resto da escumalha.como perdemos a culpa é do manuel fernandes.cómico.o ricardo braga do futsal manda 3 abraços para voces.ja agora que enganaram o manchester,vejam la se constroem um pavilhao para nao pagarem aluguer a camara de loures

1:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

zé azevedo venceu etapa no grande premio dos ctt.benfica sempre a frente

6:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o manuel fernandes nao jogou grande coisa no euro2007, td bem, mas outros nomes cm o nani e hugo almeida estiveram abaixo das expectativas... bem arrependidos devem tar os dirigentes do manchester united pelo dinheiro k deram... no mais, veloso ta a confirmar k é um excelente jogador, protege irrepreensivelmente a bola a meio campo, e o moutinho nao tendo estado ao seu melhor nivel, mostrou k tem muita influencia e classe... destaque-se ainda assim de positivo os grandes golos de miguel veloso contra a holanda, e manel fernandes e nani contra israel. o couceiro é outro k bem podia fazer as malinhas e bazar... esse pseudo-dirigente, como ja foi em outros tempos no alverca.

8:43 da tarde  
Blogger Numero 4 said...

viram o k disse um observador do chelsea em relaçao nao Nani? acho k ficou contente com o k viu...lol

11:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

acredito k tenha mais sucesso o anderson do k o nani em manchester... o nani é demasiado individualista, nao tem maturidade e para além disso é irregular k se farta... atentem nos assobios que ele ouviu esta época em alvalade... pior k ele só o derlei, que parece que tb vai continuar a ser assobiado... mas do outro lado da segunda circular, eheh. abraço joca

2:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O miguel Veloso foi até ao presente momento na minha opinião o meu jogador portugues neste campeonato da Europa, mas continuo sem perceber como temos um gr na baliza que não tem um unico minuto realizado este ano... Excluo obviamente o ultimo jogo contra o Leixões...


Agora quanto ao Nani devo dizer que:
Aquilo de que o acusam agora, é praticamente o mesmo de que acusaram cristiano ronald... Lembro-me que antes dos ingleses o criticarem ja o Zé Portuga andava a dizer mal dele... e agora pergunto-me porque?
Porque os melhores não podem ser portugueses? somos tao mesquinhos que não aceitamos que Mourinho possa ser o melhor do mundo?se fosse espanhol ou italiano ja era não?
Ao contrario de quase todos os outros em vez de defendermos que os portugueses vençam e elevem o nome do pais não..."ha quero que o Mourinho perca porque ja treinou o porto" "quero que o ronaldo nao vença o premio de melhor do ano porque foi do sporting"
"tiago na juve?nem pensar nao tem qualidade...porque ? porque ja jogou no benfica.."
Só não entendo o porque de "podermos" aceitar que alguns dos melhores do mundo sejam portugueses

4:28 da tarde  
Blogger joca said...

Srº José Santos, antes de mais parabéns pela abordagem positiva que referenciou.
Quanto ao facto de questionar o nacionalismo dos portugueses,contrariamente a si,considero que ele é exagerado...não tenho duvidas que neste momento josé mourinho é o melhor treinador do mundo,ñão sou eu que o digo...são as inumeras conquistas que atingiu!!quanto ao cristiano ronaldo não concordo que neste momento seja o melhor jogador do mundo(acredito que venha a ser um dia)pois,concorde-se ou não...a liga dos campeões tem muita mais influencia nessa decisão que a liga inglesa...kaká facturou 10 golos na liga dos campeões-ronaldo 1...kaká foi campeão europeu-cristiano não...concorda comigo que neste momento,provavelmente kaká é o malhor jogador do mundo?

5:51 da tarde  
Blogger joca said...

falando em nacionalismos, compare-se o numero de vezes que cristiano ronaldo foi referido na imprensa por ter conquistado a liga inglesa...com o numero de vezes que fernando meira foi igualmente referido por ter conquistado a liga alemã...referencias diferentes de DOIS jogadores portugueses!! para não cair no esquecimento nem na injustiça: uma palavra para LUIS BOA MORTE que conquistou a liga inglesa ao serviço do Arsenal com 18 anos

5:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu não acho que o prémio deva ser para o Cristiano Ronaldo, só disse que ele esteve entre os melhores e estava eleito para melhor do mundo!
Só gostava de lhe referir que tal como o Meira ha muitos outros exemplos.... Vitor Lima na Escócia vai na 2 epoca com uma regularidade impressionante e ninguem fala dele...
Agora continua a dizer que se alguns dos nossos jogadores fossem italianos ou espanhois todos os portugueses estariam a seus pés. Só isso !

5:16 da tarde  
Blogger joca said...

nesse aspecto concordo...ainda hoje fiquei triste porque um jogador português vai ser transferido para a Juventus,e vem a noticia na ultima página,sem qualquer destaque...parece que transferimos jogadores para a juventus diariamente!! foi mais um que este ano foi campeão no estrangeiro: Tiago!

5:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamnte com o Joca e o José SAntos os portugueses dão valor às coisas estrageiras têm mais(nota alta) enquanto as coisas portuguesas são banais olhem o caso da rapariga inglesa que desapareceu o que ainda se fala e não vai parar quantos jovens portugueses desapareceram e tudo se calou PORQUÊ ? isto é só uma comparação com outras.
Ass: olho aberto

7:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home