quinta-feira, 12 de março de 2009

a culpa não é (só) deles


Perder por 7-1 em Munique não estaria nas previsões de nenhum Português em geral, nem de nenhum Sportinguista em particular.
A derrota teve precursões péssimas, que se reflectem no estado de espirito que neste momento invade plantel e massa associativa.
Culpar os atletas so Sporting, ridicularizando o seu valor, não parece ser a decisão mais acertada ... outras anteriormente tomadas talvez tenham maior peso!
O Bayern não é tão forte quanto o resultado espelha, nem o Sporting é tão fraco quanto a goleada pode fazer sentir.
A dura realidade que nenhum Português quer aceitar, é que futebolisticamente falando, não somos tão poderosos quanto nos fazem crer, e por cá continuamos a "tapar o sol com uma peneira" ... foi assim com a Selecção Nacional, é assim com os clubes, e será sempre assim, enquanto a Comunicação Social continuar a "envenenar" a opinião publica, e a moralizar com valores excessivos qualquer atleta.
No caso particular do Sporting, se é verdade que Figo, Quaresma, Ronaldo e Simão, por exemplo, são dos melhores jogadores do mundo e foram "criados" em Alvalade, também não é menos verdade que Djaló, Veloso, Carriço e Patricio não têm (e provavelmente nunca terão) esse estatuto, e como tal não podemos esperar que anualmente apareçam Ronaldo´s...nem podemos fazer sentir a estes que daqui a uns meses estarão nos colossos do futebol mundial, só porque tal aconteceu com aqueles que os antecederam no clube de origem.

Antes do fatidico jogo, falou-se muito de Miguel Veloso e pouco do Bayern, chegando o atleta a reclamar falta de protecção da entidade patronal; quem aposta num jogador dispensado pelo rival, quem aposta num atleta que jogava no Olivais e Moscavide, poderá ser acusado de tudo ... excepto de falta de protecção!

Miguel Veloso sabe perfeitamente que o problema que está a atravessar na sua carreira, não se prende com qualquer atitude do staff leonino, aquilo que realmente prejudicou a evolução do atleta, foi um dia terem-no convencido que o seu destino seria Real Madrid, Milan ou Arsenal, e as pessoas que o fizeram acreditar nisso, têm uma grande responsabilidade nos INsucessos do futebol nacional.