terça-feira, 30 de março de 2010

Fornelos 2 - Nespereira 1

AD.FORNELOS:
Maciel; Carlos ( Meira ), Luís Cardoso, Vieira e Márcio ( António ); Fernando (Miguel), Gaio e Ricardo; Celso, Vasco e João Ricardo
Golos: Ricardo, Celso.

NESPEREIRA FC :
Jorge Ramalho; Pedro Cardoso ( Miguel Vieira), Vilarinho e Nuno Cardoso; Ruizito, Sérgio Duarte, Pepe e Toninho (Victor Andrade); Paulo Sérgio ( Victor Hugo ), Sérgio Silva e Carlitos.
Golo: Carlitos.

Evidenciada a rivalidade existente entre as duas equipas, sustentada na vizinhança entre as duas freguesias, este era um jogo que, mais que um derby cinfanense, era aguardado com natural expectativa e tinha diversos motivos de interesse, quanto mais não fosse por ser a antepenúltima jornada do campeonato distrital e as posições na tabela ficarem mais ou menos definidas.

A equipa da AD de Fornelos acabou por dar a volta ao jogo e vencer tangencialmente, mas a formação de Nespereira vendeu cara a derrota e até poderia ter saído com o triunfo na bagagem, se não tivesse a infelicidade de desperdiçar, já na ponta final, duas grandes penalidades, superiormente defendidas por Maciel, o herói da jornada.
O Nespereira entrou bem no jogo e conseguiu mesmo surpreender a formação da casa, conseguindo abrir o activo bem cedo, logo aos 9 minutos, por intermédio de Carlitos, que finalizou da melhor forma um cruzamento perfeito para cima da área do Fornelos.
A equipa de Victor Vasconcelos tentou reagir de imediato, mas os visitantes não se atemorizaram e mantiveram uma toada ofensiva forte, desperdiçando até algumas oportunidades para aumentar a vantagem.
O Fornelos procurou chegar ao empate e o golo só não aconteceu porque a trave devolveu, aos 39 minutos, um potente remate de Celso, um avançado em dia de inspiração, que já perto da primeira metade viu um golo anulado, por provável fora de jogo.
Igualdade que chegaria já nos descontos da primeira parte, aos 47 minutos, num lance de belo efeito concluído por Ricardo, seguindo-se uma fase de alguma supremacia dos homens da casa que, empolgados com o empate conquistado, evidenciaram forte vontade de abrir mais o último reduto da equipa visitante. E foi aos 73 minutos que, uma vez mais Celso, no miolo da área, não desperdiçou a oportunidade de uma recarga com êxito para desfazer a igualdade e inverter a situação.
No entanto, os comandados de André Pinho não se deram por vencidos e, forçando o ataque, conseguiram mesmo fazer a equipa da casa recuar no terreno e defender a vantagem com “ unhas e dentes “, evidenciando alguns calafrios e provocando algumas faltas, que o árbitro de Tondela foi castigando com amostragem de alguns amarelos.
E foi no último quarto de hora, ocasião em que visitantes já tinham de novo equilibrado partida, que a história do jogo poderia ter sido outra, com um desfecho bem diferente, com duas grandes penalidades a ser desperdiçadas pela equipa de André Pinho, primeiro aos 77 minutos por Pepe, e depois por Vilarinho aos 83 minutos, com o guardião Maciel a ser o verdadeiro herói da jornada, com duas grandes defesas a empolgar os adeptos locais e a consolidar a vitória caseira.
Vergada ao peso de uma derrota tangencial, a equipa de Nespereira só se pode queixar de si própria, até porque fazendo um bom jogo e merecendo pontuar numa fase de imperativa necessidade, deixou fugir uma vitória que esteve perfeitamente ao seu alcance…há dias de azar !!!

No final, registamos as opiniões de ambos os técnicos:
ANDRE PINHO (NESPEREIRA FC ) :
Foi pena o resultado. Acabamos por complicar aquilo que poderia ter sido fácil. É triste desperdiçar assim dois penaltis, mas os jogadores bateram-se bem e mostraram-se empenhados, lutando com afinco…
Mais do que a rivalidade existente, este jogo tinha um interesse e uma importância especial para nós em termos de manutenção e custa perder assim, é muito injusto…
Forçamos o ataque na parte final, equilibramos a partida e poderíamos ter saído daqui com a vitória ou mesmo um empate e agora tudo é mais complicado…não sei o resultado do jogo do Vila Maior, mas assim sendo estamos obrigados a dar tudo por tudo no último jogo em casa, na recepção ao Vouzelense.
Vai ser uma partida difícil, atendendo ao nível da equipa de Vouzela, mas vamos lutar ate ao fim…

VICTOR VASCONCELOS (AD. FORNELOS ) :
Foi um bom triunfo e um resultado justo, tendo em conta todas as contrariedades que temos tido, com lesões e castigos, mas o empenhamento do grupo foi total e merecemos bem esta vitória neste derby.
Acho que dominamos mais, tivemos mais oportunidades de golo e vários falhanços, tivemos um golo limpo que julgo foi mal anulado…
Não posso dizer que foi um jogo sofrido, mesmo tendo em conta os dois penaltys no final da partida, as coisas poderiam ter tido outro rumo, se bem que um deles nem foi penalty, mas também temos queixa do trabalho de um dos auxiliares da equipa de arbitragem que nos prejudicou.
Quanto ao ultimo jogo, vamos tentar consolidar a nossa posição, tentar ganhar como sempre e mostar a nossa vontade de dignificar a colectividade de Fornelos.
Carlos Oliveira