terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

contradição

Luiz Felipe Scolari, seleccionador nacional, afirmou que Simão Sabrosa não foi opcção para o jogo com a Itália, em que a equipa das quinas perdeu por 3-1, porque não tinha muitos minutos de jogo nos últimos 15 dias ... se é um facto que todas as decisões devem ser respeitadas pelo público e pelos próprios atletas, também é verdade que o seleccionador nacional deveria ser mais isento ou racional nas suas justificações, evitando contradições desnecessárias, senão vejamos:

*Costinha esteve 6 meses sem competir (não foram 15 dias) e foi sempre opção para Scolari, que na altura justificava a aposta com um simples "tenho confiança no jogador"
*Bruno Vale, na altura 3º guarda-redes do Porto, foi chamado á selecção em detrimento de, por exemplo Vitor Baía, nessa mesma altura, titular inquestionável das redes azuis e brancas.

olhando para os jogadores do último Itália - Portugal, facilmente constatamos que:
*Nani tem disputados 28 jogos, totalizando 1535 minutos ... João Moutinho foi utilizado em 35 jogos e 2685 minutos
*Rui Patricio tem 13 jogos (990 minutos), sendo superiorizado,entre outros, por Pedro Roma (Académica) , que jogou 19 jogos (1620 minutos) e por Beto (Leixões) que contabiliza 19 jogos (1710 minutos).
*Marco Caneira (11 jogos - 904 minutos) e Paulo Ferreira (13 jogos - 935 minutos) são facilmente ultrapassados pelos laterais benfiquistas Nélson (17 jogos e 1015 minutos) e imagine-se (!!!!) Luis Filipe (26 jogos e 1682 minutos)
*Deco e Maniche JUNTOS têm menos jogos (16+17=33) que Miguel Veloso, que contabiliza 34 jogos, na presente temporada ... os dois primeiros foram convocados por Scolari, Veloso foi "recambiado" para os sub-21
perante estes dados, o seleccionador nacional pode falar em confiança, opções (e tem direito a isso) ou qualquer outra explicação, mas não tem o direito de falar em minutos jogados, pois se continuar a "bater nessa tecla" seremos "obrigados" a pensar que tem uma memória (o será inteligência?) do tamanho de uma azeitona.

nota igualmente negativa para a comunicação social, que "engole" constantemente as contraditórias explicações de Luiz Felipe Scolari, parecendo mais preocupada com a marca do gel do Nuno Gomes, o cabeleireiro do Miguel Veloso ou a companheira de Cristiano Ronaldo ... e esquecendo-se que estamos a falar de futebol ... fosse Quagliarella (marcou um minuto depois de ter entrado no jogo, e nunca jogou numa equipa de topo) português, e certamente a nossa comunicação social "noticiaria" um provável futuro contrato com o Milão, Barcelona, Real Madrid ou Manchester United, por largos milhões de euros ... em tália, foi apenas feliz pela forma como entrou na partida; eles são campeões do mundo, nós ficamos pelos vários jogador-modelo, que semanalmente invadem as revistas côr de rosa ... nós somos os sexy´s e os bonitões, eles são simplesmente os campeões