sexta-feira, 24 de julho de 2009

entrevista a Mister Xando, treinador do Sátão

Mister Xando, treinador do Sátão, é hoje o meu convidado para a entrevista.
Nome: José Alexandre de Jesus Santana Henriques
Data de nascimento: 11/12/1971
Naturalidade: Moçambique
Clube Preferido: SLB
Profissão: Mediador de Seguros
Idolo: Maradona


Depois de um inicio prometedor, o Sátão acabou por não conseguir a desejada manutenção nos campeonatos nacionais da FPF.
O que correu mal?
Tentando ser o mais sintético possível, a partir de Outubro por problemas financeiros, o clube teve que emagrecer o seu plantel, o que acabou por condicionar o resto do campeonato.
Tivemos alguns jogos em que apenas tínhamos disponíveis 11 jogadores, dado que, para além do plantel curto, tivemos também algumas lesões em jogadores chave, o que nos dificultou imenso. Perante um cenário destes é muito difícil para qualquer técnico poder cumprir os objectivos a que se propôs.
Tondela e Académico de Viseu conseguiram a subida de divisão.
Eram as equipas mais fortes da série?
No início de cada época desportiva existem sempre vários candidatos a ocupar os lugares cimeiros.
Com o desenrolar do campeonato alguns confirmam-se, outros não.
Este ano havia um lote de 5, 6 equipas que se destacaram e onde o Tondela e o Académico também se incluíam, mas não particularizo qualquer uma delas até porque como sabe o campeonato acabou por se resolver na última jornada e a poucos minutos do fim, o que demonstra o equilíbrio existente.
É a favor do antigo, actual ou futuro quadro competitivo das divisões nacionais?
O actual quadro não me parece ser o melhor, no entanto, reconheço que qualquer que seja o modelo nunca será o perfeito e será sempre objecto de críticas.
Depois de consumada a descida aos distritais, foram escutadas algumas vozes que perspectivavam uma época difícil para a Desportiva; no entanto, temos assistido a uma forte aposta em atletas conceituados.
Qual o segredo que define o Sátão, como um clube constantemente ambicioso?
Os clubes atravessam hoje na sua generalidade dificuldades financeiras e a ADS não é virgem nesse aspecto.
A ADS é uma instituição com historia e condições de trabalho acima da média, por isso os atletas respeitam e reconhecem que é dos clubes do Distrito onde melhor podem desenvolver o seu trabalho. Para além disso há que realçar a capacidade de trabalho que o Presidente do Sátão (Adolfo Caria) tem tido para formar um plantel ao nível da sua Historia.
A manutenção de atletas importantes, os regressos de Rodrigo, Élio e Deodato, as aquisições de Parma, Paulinho, Gil e Pina, para falar apenas de alguns, tornam o Sátão um candidato natural á subida.
Esta ambição é partilhada por direcção e equipa técnica?
A divisão de Honra este ano voltará a ter 4 a 5 equipas que, pelo seu historial, pela qualidade dos seus planteis, e pela qualidade das suas equipes técnicas, terão sempre uma palavra a dizer neste campeonato e que naturalmente se assumirão como candidatos à subida.
Como atrás já referi, o Presidente da ADS tem tentado formar uma equipa que honre o historial do clube dentro do orçamento disponível e atendendo às necessidades reais do plantel.
O sentimento partilhado pela estrutura directiva e técnica da ADS é que queremos entrar em cada jogo para lutar pelos 3 pontos em disputa e no final faremos contas.
Olhando para trás, e sabendo que o futebol é rico em emoções, qual o momento mais positivo e negativo que já viveu?
Como treinador principal, o momento mais negativo foi sem dúvida quando desci de divisão o CD Leomil da 1ª Divisao Distrital para a 2ª Divisão Distrital.
O momento mais positivo foi quando, como treinador principal, subimos o CDR Moimenta à Divisão de Honra.
Deixo desde já, votos de um bom trabalho a todos os colegas treinadores da AF Viseu para a época que se avizinha e cumprimentos aos cibernautas que frequentam este espaço.
Agradeço a forma cordial como fui convidado a dar esta entrevista e desejo a continuação do bom trabalho que tem feito até aqui em prol da divulgação do desporto do distrito de Viseu.
Um muito obrigado a Mister Xando, e votos de sucessos desportivos, onde consiga atingir os objectivos a que se propõe.

1 Comments:

Anonymous Ângelo said...

Aí está ele...
Se a equipa jogar tão bem como falas o satão ja subiu...lol
Apartir de agora sou mais um a torcer pelo satão, espero que fiques no cimo da tabela... logo a seguir ao moimenta.
Felecidades para o Xando, ira fazer certamente uma boa época.

12:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home