quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

indemnizações em Nelas

O caso remonta à época passada (2008/2009). Em Dezembro de 2008, pouco antes do Natal, o `caldo` entornou no plantel do Nelas. Os jogadores não recebiam, então, desde Outubro e o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) teve mesmo de intervir. Na altura, aquele organismo distribuiu cerca de 400 euros a cada um dos 15 jogadores do clube (apenas 3 eram profissionais: Gomes, Ewerton e Márcio Sousa), através do Fundo de Garantia Salarial, depois do plantel nelense ter apresentado um pedido urgente de ajuda, devido a problemas de natureza salarial, de treino, médica, habitação e alimentação.

O Nelas actuava então na Série C da 2.ª Divisão Nacional e alguns dos jogadores do plantel pediram a rescisão. Gomes foi um deles e como a Direcção do emblema do Dão não regularizou a situação financeira do atleta, o mesmo apresentou queixa através do Sindicato de Jogadores.
A sentença da Comissão Arbitral Paritária foi dada pouco mais de 1 ano depois, com a deliberação de que o Sport Lisboa e Nelas será obrigado a indemnizar o jogador com um valor superior a 11 mil euros.
O médio, agora a jogar no Tondela, para onde se transferiu depois de rescindir com o Nelas, refere que `fez-se justiça`.
"Sei que o clube continua a passar por grandes dificuldades mas isso passa pelas pessoas que lá estão. O que posso dizer é que fez-se justiça. Estamos a falar de um valor superior a 11 mil euros e a Direcção do Nelas nunca falou comigo, nunca se interessou por resolver o assunto e tive de seguir pelos trâmites necessários".
Jorge Machado, conhecido por Gomes entre os colegas de profissão, adianta que não se quer `lembrar` dos 5 meses que passou no Nelas e revela situações `inacreditáveis`.
"Passei lá 5 meses que não me quero lembrar muitas vezes. Vi lá situações inacreditáveis. Colegas meus passaram fome, nas habitações que o clube arranjou não tinham sequer água quente".
Gomes acredita que com a actual Direcção, o clube `não tem viabilidade`.
"Muito honestamente não vejo que seja com aquelas pessoas que estão na Direcção que o clube vá para a frente. Pouco fizeram até hoje e duvido que mudem muito. Entrei muitas vezes em conflito com eles porque, dada a minha personalidade, se tiver de falar eu falo. Se me vão pagar ou não aquilo que o tribunal determinou não sei mas se eles querem, como dizem, manter o clube de pé terão de falar com as pessoas interessadas. Senão terão de pagar de uma forma ou outra, ainda que não acredite que o Nelas tenha grande património".

Ewerton e Marcelo aguardam decisão
O médio brasileiro Ewerton, que ao contrário de Gomes só saiu do clube já perto do final da época passada, em Maio, era outro dos jogadores com contrato profissional e tomou os mesmos procedimentos que o colega do Tondela. Apresentou queixa no Sindicato de Jogadores que encaminhou o processo para a Comissão Arbitral Paritária. O jogador aguarda ainda uma decisão que, conforme referiu ao Diário de Viseu, espera que chegue até final desta época.
"Acredito que até ao final desta temporada a situação fique resolvida e que o tribunal me dê razão porque trabalhei como todo os jogadores e não recebi. O valor é maior que 5 mil euros".
Tal como Gomes, Ewerton também recorda as dificuldades que os jogadores passavam, sobretudo com habitação e alimentação.
"Sei que alguns colegas meus não tinham dinheiro para o pequeno-almoço, por exemplo, e que muitos moravam todos juntos na mesma casa".
Outro dos jogadores que apresentou queixa por salários em atraso foi Marcelo Henrique, agora a jogar no Académico de Viseu. O defesa não tinha contrato profissional pelo que entregou o caso a um advogado e também aguarda o desenrolar do processo. No seu caso, o jogador não soube precisar o valor da indemnização mas adianta que "ronda os 4 mil euros".
Segundo apurámos, Márcio Sousa, o 3.º `profissional` do plantel de então, agora a actuar no Esmoriz, também colocou o clube em tribunal tal como o defesa-central Carlos André, do Tondela, ainda que este tivesse contrato de `amador`.
Na soma dos processos instaurados por jogadores da época passada contra o Sport Lisboa e Nelas, o valor a pagar pelo clube poderá ultrapassar os 30 mil euros, ainda que, por enquanto, a única sentença conhecida seja a relativa a Gomes.
Contactado pelo Diário de Viseu, o presidente do clube, Luís Rodrigues, não quis prestar declarações sobre o assunto.
fonte: Diário Regional de Viseu