terça-feira, 11 de setembro de 2007

"temperatura"

QUENTE Federação Portuguesa de Basquetebol - a passagem da Selecção Nacional á 2ª fase no Europeu, foi uma demonstração inequivoca de progressão.
Futsal do Benfica - se a época transacta terminou com a conquista do campeonato nacional e da taça de portugal, esta iniciou-se com a vitória na supertaça, numa modalidade que é já a 2ª mais praticada no país.

MORNO Benfica, Porto e Sporting - com maior ou menor dificuldade, os 3 grandes ultrapassaram os obstáculos na ultima jornada desportiva.
Federação Portuguesa de Futebol - a selecção voltou a "marcar passo", ficando dependente de outros para alcançar o 1º lugar...no entanto, acredito que será nosso!!!

FRIO Derlei - o golo que marcou na jornada inaugural da Superliga, fez os adeptos do Sporting acreditar que este seria o ano de Derlei, no entanto, uma lesão atirou-o para a sala de operações, prevendo-se uma paragem de 6 meses; é a 3ª vez que Derlei é operado aos joelhos.
Mantorras - em 7 épocas de Benfica, ainda não atingiu os 30 golos ... que Pierre Van Hooijdonk ("despachado" para que o novo Eusébio triunfasse sem qualquer tipo de oposição) atingiu na unica época que representou as aguias; agora, surge nova lesão, nova paragem e o respectivo ordenado depositado ao fim do mês; o médico espanhol Ramon Cugat aconselhou Mantorras a trocar de posição, eu pergunto: não será melhor para todas as partes ... terminar a carreira?????

GELADO Miguel Sousa Tavares - no inicio do processo "apito dourado" pediu a demissão de Pinto da Costa, com afirmações que não provocaram qualquer "mossa" no lider portista, ímune a "romancistas" que escrevem sobre desporto :) ... mais tarde, com a entrada em cena de Carolina Salgado, esta passou a ser o destino da sua revolta, criticando a publicação do livro "Eu, Carolina" que bateu recordes de vendas :) ... o ano passado era Jesualdo Ferreira o alvo preferido, que teve como resultado o facto de o Porto se ter sagrado campeão nacional :) ... agora, nova investida contra Leonor Pinhão, esposa de João Botelho, que realizará (quer Miguel Sousa Tavares goste ou não) o filme "Corrupção" , prevendo-se recordes de bilheteira :) ... como se não bastasse o facto de não acertar uma, esta semana criticou adeptos, jornalistas e entidades, pelo simples facto de terem escrito que Nélson Évora e Vanessa Fernandes eram atletas do Benfica, salientando que nenhum português sabe qual eram os clubes de Carlos Lopes, Fernanda Ribeiro ou Rosa Mota, porque eram portugueses... caro romancista que escreve sobre desporto, ou se preferir, fotocópia mal tirada de Marcelo Rebelo de Sousa: Carlos Lopes era atleta do Sporting, Fernanda Ribeiro era do Futebol Clube do Porto e Rosa Mota era do Clube de atletismo do Porto (não confundir com FCP) e termino com uma frase de uma jornalista (condecorada por com a ordem do Infante) : "tivesse ele metade da inteligência que, tão sem fundamento, supõe ter"(Leonor Pinhão) ... os mais atentos, apereceberam-se quem era o destino de tal citação (um romantista que escreve sobre desporto, e não acerta uma :)

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá,
Antes de mais, os meus Parabéns por esta excelente rubrica.
Apesar de concordar com tudo o que foi escrito, gostaria apenas de lembrar que, também a meu ver, a nossa Selecção de Rugby merecia um destaque, mais do que merecido na Rubrica. Uma equipa que fez a sua estreia num mundial da modalidade, a única equipa amadora que canta o Hino Nacional da maneira emocionante como eles o fizeram que que consegue fazer um ensaio, sempre difícil, contra uma Potência mundial do Rugby demonstrando nesse mesmo lance toda a garra, vontade e querer, espírito que a meu ver se tem vindo a perder noutras modalidades e em particular no Futebol, onde os € falam mais alto.
Sou um amante do desporto em geral e talvez pelo facto de ter frequentado uma Universidade (UTAD) onde existe uma equipa de Rugby com presença regular na divisão principal da modalidade em Portugal, não me tenha deixado cair no esquecimento da realização do Mundial de Rugby a decorrer em França, ao contrário do que certamente aconteceu com a grande maioria do povo Português. A culpa não é só da RTP e da FPR!
Um Abraço.

12:33 da tarde  
Blogger joca said...

admito o "esquecimento" e tem toda a razão nesse destaque, uma vez que independentemenete dos resultados que sejam alcançados, a qualificação para o campeonato do mundo, é por si só, sinonimo de prestigio tal as diferenças abismais que "marcam" os paises envolvidos na competição.
Já agora, aproveito também para salientar a notavel prestação desportiva da UTAD, não só no Rugby mas também no futsal onde atingiu (novamente) a 1ª divisão...desejos de um bom campeonato, e se o conhecer, envie um abraço ao Mister Parente, de quem fui diversas vezes adversário.

1:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pode ficar descansado que o abraço será entregue, não pessoalmente porque não me encontro em Portugal por motivos profissionais mas uma SMS chegará ao Parente que conheço desde a minha passagem pela AAUTAD (ainda como jogador e grande capitão) em 1999/2000 com quem trabalhei em prol do Desporto da mesma, como integrando depois o Comité organizador das fases finais da FADU ocorridas em Vila Real em 2000 e posteriormente ainda ajudando a secção de Futsal na ascensão da 2ª divisão à 1ª subida à divisão maior do Futsal Nacional. Para si Joca fica desde já o Abraço do Parente que será certamente retribuído.

5:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com quase tudo o que foi escrito, menos a parte do Mantorras. Sou do SCP, mas sinceramente tenho um carinho especial pelo homem, o jogador , o ser humano... Pedro Mantorras. Tambem ele um craque, tambem ele um homem com um carisma fora de série! Relembro que Mantorras foi um homem fundamental na era Trapattoni... segundo ele porque o italiano não olhava para ele como um "coxo". Para mim tambem não o é! Mantorras para mim é um exemplo de entrega, de atitude, de não desistir e de um grande jogador de futebol...á bola podem jogar muitos...poucos jogam futebol.
Uma lesão desta gravidade pode lhe tirar retirado alguns pequenos pormenores...mas aquela finta curta, aquela alegria faz de Pedro Mantorras um dos meus "ídolos" tal como Jorge Costa quando recuperou vezes sem conta das lesões que foi sofrendo.
Acredita Joca e digo-te por experiencia propria que ser operado a um joelho...não desejo a ninguem mesmo...
saudações

3:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

basquetebol tem sucesso,rugby tem sucesso,hoquei em patins somos das melhores seleccoes do mundo!porque é que portugal só tem sucesso nas modalidades que o sporting não tem?ja repararam,que equipa que nao tenha jogadores lagartos tem sucesso? ja agora, para quem viu ontem o jogo dos sub-21, quem é aquele rapaz que jogou com o num 4? tap fraquinho,se comparado com o 8

5:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A maior doença do desporto é realmente a CLUBITE! Esquecer nessas escolha de modalidades, o futsal é um crime. Temos um dos melhores jogadores do mundo(Ricardinho), temos um dos melhores Gr do mundo(João Benedito), temos um dos mais conceituados treinadores de futsal do mundo(Orlando Duarte)... O Sporting por acaso até tem essa modalidade... e daí somos mais fortes ou menos fortes por causa disso... os clubes não fazem uma nação, nem uma modalidade... A modalidade é contruída por todos os seus praticantes, amantes, etc...

Quanto ao Miguel Veloso... desculpem mas não engana! Só não ve quem sofrer de clubite aguda(ultimo estado da estado da clubite, que provoca cegueira)

2:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo com a analise e mais ainda com a parte referente a «gelado» ir direitinha pa miguel sousa tavares... bem é k esse tipo é arrogante k se farta, por mais k tente nao consegue esconder esse facciosismo desmesurado pelo clube da capital da provincia k é o «FOCULPORTO»...

4:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o sonho de qualquer portista é ir ao mapa e ver a que eles dizem invicta como capital!mordam-se,jamais acontecerà!aliás a ponte vasco da gama tem mais kilometros que todas as do porto,o colombo tem mais lojas que o porto inteiro!ha duvidas?

7:57 da tarde  
Blogger João Carlos said...

Caro Joca
Faço minhas as palavras do Rik~
Eu, que fui praticante de rugby, durante 13 anos, sinto orgulho em ver verdadeiros amadores, a honrarem as nossas cores. Os jogadores de rugby são desportistas na verdadeira ascenção da palavra. Quanto ao hino, não o cantam: Sentem-no.
Contra a toda poderosa Nova Zelândia podem ser cilindrados mas com estes Homens, o nome de Portugal será sempre entoado em voz alta.
Parabéns lobos.

8:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns Joca por treinares outra vez o CDSernancelhe, pelo menos ha vontade... força para que não acabe o futebol...

4:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Força Joca... Ajuda o Sernancelhe... a manter o futebol de pé... são mais 5 menos 5... Abraço

10:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home