quarta-feira, 18 de junho de 2008

formação...com que objectivos?

quando se fala de escalões de formação, duas vertentes são confrontadas, uma vez que são diferentes os objectivos que podem envolver o processo da descoberta de novos talentos.
A questão financeira, inerente a uma grande transferência para um clube de topo mundial, valorizará mais o atleta que a conquista de grandes titulos internacionais?

Esta semana, um jornal desportivo, salientava os excelentes resultados financeiros obtidos pela Academia de Alcochete, e lá vinham enunciados os altos valores desombolsados pelas equipas que "pescam" em Alvalade ... se é verdade que o Sporting tem lucrado imenso com as saídas de Figo, Hugo Viana, Cristiano Ronaldo, Quaresma, e Simão Sabrosa entre outros, não deixa de ser curioso o facto de o mesmo clube ter menos titulos conquistados em camadas jovens que os seus rivais da Luz e do Dragão; Benfica é o clube com mais titulos de Juniores A (22), seguindo-se o FC Porto com 18, ficando o Sporting "longe" com os seus 13 titulos; reverso da medalha nos Juniores B, onde os "Dragões" lideram com 17 titulos e as "Águias" perseguem a liderança com 14 titulos alcançados, o Sporting queda-se novamente no 3º lugar com 11 titulos; em Juniores C nova liderança portista e em juniores D liderança encarnada;
perante estes factos, elogia-se quem vende bem ou quem conquista?

as camadas jovens, elevaram bem alto o nome de Portugal em 2 ocasiões: Riade 89 e Lisboa 91 através de 2 titulos mundiais, de uma projecção imensa e de um orgulho nacional.
Benfica é o clube mais representativo em campeões do mundo com 11 atletas (Paulo Sousa, Paulo Madeira, Xavier, Bizarro, Brassard 2 vezes, Abel Silva, Valido, e Resende, Gil, Rui Costa e Rui Bento) seguido do FC Porto com 8 (Fernando Couto, Jorge Couto, Folha, Morgado, Jorge Costa, Tulipa, Cao e Toni); Sporting queda-se uma vez mais pelo 3º posto com apenas 5 atletas (Amaral, Figo, Peixe, Paulo Torres e João Oliveira Pinto).
Não estará a comunicação social a "exagerar" quando refere que Alvalade é um nascimento de estrelas? ou pelo menos, a menosprezar feitos, numeros e valores de benfiquistas e dragões?

Ganhar uma Taça (ou liga) dos Campeões tem preço? se não, continuaremos a definir os atletas pelo que auferem mensalmente? e por falar em Taça / Liga dos Campeões, qual o clube que "formou" mais jogadores que tenham conquistado tão prestigiante troféu? em Alvalade "nasceram" Paulo Futre, Figo, Nani e Cristiano Ronaldo... pouco se comparado com Vitor Baia, Ricardo Carvalho, Helder Postiga, Fernando Gomes, Ricardo Costa, Jaime Magalhães, Frasco, Quim, José Aguas, Cávem, Germano, Costa Pereira, Simões, Torres, José Augusto,Rui Costa, Maniche ou Paulo Sousa (um dos poucos bi-campeões europeus nacionais) para referir só alguns...

24 Comments:

Anonymous Anónimo said...

brilhante análise do joca, diz exactamente tudo o que eu penso. de facto o sporting é quem lança os meninos que depois vão para grandes clubes internacionais e bla bla bla... mas entao porque raio o sporting nem sempre ganha todos os anos os titulos de juniores (apesar de ter ganho este ano), juvenis ou iniciados? eles simplesmente destacam-se porque o plantel do sporting é ano após ano o mais fraco dos 3 grandes, daí nao haver consistencia e os putos entrarem com facilidade... isso da melhor formaçao em portugal é muito subjectivo, é um bocado tanga até...

10:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Poderemos estar aqui perante uma questão muito complexa e que revela a opinião e os ideais que cada um de nós tem acerca das coisas. Concordo que formação não é vender. E é conquistar titulos?! Primeiro que tudo devemos ir ao "básico", ou seja, chegar ao dicionario e ler o que diz a frente da palavra FORMAÇÃO.

12:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

aliás dos 3 grandes,se é k o Sporting é grande,é o unico k nunca ganhou um titulo europeu.
e a maior parte dos que dizem talentos,nunca ganharam nada,como peixe,dani,boa morte,ricardo,hugo viana,beto,varela,danny e luis loureiro foram autenticos fracassos.
é realmente uma pessima formação a dos lagartos

12:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Presume que o anonimo da meia noite nao inclua nesse lote o Carlos Martins por razões obvias!

2:09 da manhã  
Blogger Bao said...

A única diferecnça do Sporting para o nosso SLB e para o Porto é que aposta neles quando transitam para os seniores. VEjamos o caso do Benfica que na época passada emprestou o Miguel Vitor(grande central), Romeu Ribeiro(grande médio centro) e Ruben Lima(o futuro defesa esquerdo da selecção e ainda junior de 2º ano). Falta ver é se não esquecem deles para sempre como fazem habitualmente.
E da equipa de juniores deste ano vamos ver o que acontece ao maior talento dos nossos escalões de formação, o André Carvalhas. Espero que apostem nele.

8:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Azia é o que voces têm! Actualmente o sporting é a equipa que lançou as grandes estrelas da selecção, Figo, Ronaldo, Simão, Nani! tendo o figo e agora que é o mais certo Ronaldo, conquistado o melhor jogador do mundo! Estou de acordo que o sporting não tem ganho o campeonato com putos, como voces dizem, mas os miúdos ganharam a taça 2 anos seguidos e o ano passado ficaram a 1 ponto de serem campeoes! Diz-se que o plantel do sporting é o mais fraco dos 3 mas pelo menos, não me contentando fica em segundo, visto que os outros têm jogadores experientes a que se chamou dream team! não me façam rir! Isto só foi uma palavrinha e não uma ofensa! saudações desportivas

8:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

para o ultimo anonimo - o figo não te diz nada? Ronaldo? ou vais-te refugiar no eusebio onde ainda eras um espermatozóide? Péssima formação ou ignorante? quando não se admira a formação do sporting, não percebe nada de futebol! o problema é que depois de o sporting vender os jogadores para o estrangeiro os outros clubes, benfica e porto vão buscá-los! desde o quaresma, simão e mais recentemente o carlos martins! Enfim, k cambada!

8:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

saibam ver o futebol eu sou benfiquista e admiro a formação do Sporting

10:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Dessa vossa excelente formação, como é referida na análise, e pergunto quantos realmente tiveram sucesso com impacto mundial? Qtos ao número de títulos lá continuam voçês agarrados à história, dou-vos os parabéns. Contudo não sou tão fanático como os promotores dos brilhantes pensamentos aqui escritos e reconheço mérito em todos, porém os factos actuais não deixam dúvidas quanto ao sucesso dos últimos da Academia de Alcochete.

11:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Correcção ao anónimo das 12:05, o sporting já ganhou um título europeu, foi a taça das taças em 1964... mas essa prova acabou por ser extinta em 1999, tendo sido a Lazio a última equipa a ganhá-la.

12:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Então e quando é que colocas as novidades do Ferreira D'Aves?
Tá toda a gente curiosa...

1:52 da tarde  
Blogger joca said...

o objectivo deste post não é criticar nenhuma instituição,muito menos "degredir" o trabalho efectuado pelos respecytivos escalões (esse trabalho já é feito pela comunicação social)!
o que aqui se procura discutir, é as razões pelas quais Sporting não consegue vencer tanto quanto Benfica e Porto, e estes não vendem tanto nem tão bem quanto Sporting!

3:00 da tarde  
Blogger joca said...

eu concordo com o Bão,e considero que Benfica e Porto não têm a mesma coragem que o Sporting!
Miguel Vitor não é inferior a Edcarlos, Dabao não é inferior ao Mantorras,e mais alguns que aí estão a chegar...aplaudo o Sporting nesse aspecto, apostou fortemente no Veloso, Patricio, Moutinho,o Benfica emprestou o João Coimbra e o Fábio Coentrão...vai repetir o erro ao emprestar o Fredy Adu! agora...porque é que o Sporting não consegue atingir o mesmo numero de titulos que os rivais?

3:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

novidades do ferreira de aves.
David já assinou. ah ah ah

4:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O tema é interessante e tem muito que se lhe diga.Quanto a titulos , a nivel global(todas as modalidades)o Sporting tem de longe mais titulos que o Benfica e o Porto juntos , não sei se ainda é o clube no Mundo com mais titulos , suponho que já tenha sido superado pelo Barcelona.Com muita pena minha em Portugal só damos destaque ao futebol , esquecendo as outras modalidades , talvez por isso actualmente só no Futebol sejamos um pais com expressão.Pois até no hoquei-patins já somos fraquinhos.
Quanto a formação o Sporting é pioneiro em muitas coisas,talvez fruto de terem por lá passado 2 senhores(Carlos queiroz e Carlos Costa).Fomos campeoes mundiais quando esses senhores eram selecionadores e adjunto ,ultimamente fomos campeoes da europa de sub-17(Veloso,Moutinho,Manuel Fernandes,Saleiro,Tiago Gomes etc...),mas nestes ultimos 2 ou 3 anos dificilmente nos apuramos para fases finais.Agora que o Scolari partiu pro Chelsea acho que estava na hora de voltar o Sr Carlos Queiroz .

4:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anónimo das 4h10: se calhar o David marcou mais golos este ano k a tua equipa toda!dizes quem és e depois comparas prestações...vale?

5:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fazer uma analise da formação com base em resultados, é denunciador de fracos conhecimentos de futebol...

7:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

joca o porto nao vende tão bem como o sporting? é so ver as transferencias dos ultimos 4 anos... fonix até dói ver tanto guito entrar nos cofres dos corruptos, é verdade que o porto não vende os da sua formaçao, mas mesmo assim é de longe o clube tuga que mais factura com transferencias.

10:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

parabens a todos os jogadores k a academia do sporting forneceu á seleçao nacional pro euro2008... pena só s ter visto o moutinho e um bocadinho do simao.. aquele a k todos chamam de melhor jogador do mundo nem s viu.. coitado.. batam-lhe palmas e metem-no acima de tudo e todos como fizeram este tempo todo.. s portugal lhe pagasse o k o M.U. lhe paga s calhar era capaz de ter jogado mlhr mas correr pla camisola nao é pra ele..

11:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quanto à formação que se tem falado muito e acertado muito pouco, deixo apenas uma pequena questão no ar para aqueles que dizem e perguntam porque é que o SCP nao ganha nada nos júniores (sem contar este ano) claro: Dos últimos grandes jogadores (Cristiano Ronaldo...Quaresma...João Moutinho...)formados no SCP, quantos jogos fizeram no escalão de júniores? Será que com eles não teriam ganho títulos? As opções são tomadas por que gere a formação do SCP e acreditem que preferem ter um ronaldo na altura certa e no lugar certo que um título nacional de júniores.

11:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já pensaste que pode também ser essa a chave do "sucesso" de algumas pérolas da formação? Quantos jogadores conheces-te que nem sequer 1 ano de Junior realizaram pelo Sporting? Passando directamente para clubes emprestados ou até mesmo para o plantel senior do clube?

2:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

talvez o BN tenha razão neste ponto,mas creio que a principal vantagem do Sporting, e eu digo isto como benfiquista, é que apostam no jogador na equipa principal, cabendo grande parte do mérito ao treinador da equipa principal.

2:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quanto assim não me parece que seja bem assim, acho que o fundamental é por vezes a escolha do 1º clube para onde vai o jogar "rodar" no 1º ano de seniores. É muito importante ter espaço nesse clube e fundamentalmente um treinador que o possa ensinar e orientar. Temos o caso por exemplo do Miguel Veloso no Olivais e Moscavide, muito bem orientado e com algum espaço para evoluir!

3:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excelente tema...não sou advogado de defesa de ninguém mas...na época finda o melhor jogador nacional junior não jogou nesse escalão...Adrien. Na época passada, o melhor foi emprestado no inicio da época e regressou em Dezembro para o plantel sénior sem que tenha efectuado nenhum jogo nesse escalão...Pereirinha. Assim como o Fábio Paim que jogou até Dezembro nos Juniores e foi nesse mês cedido ao Olivais e Moscavide para suprir a saìda do Pereirinha. No Sporting, a FORMAÇÃO, É FEITA A PENSAR NO ATLETA E NÃO NOS TITULOS. No entanto, tem ganho, para tal analisem os ultimos seis anos, que são os anos que tem de vida a academia de alcochete. Muito haveria a dizer...todas as opiniões são validas e interessantes...bom tema. Parabéns

11:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home