quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

1ª Divisão Norte

Estádio da Bela Vista, em Vila Maior
Árbitro: Joel Portelada
Assistentes: José Fernandes e David Monteiro

VILAMAIORENSE 3 - FORNELOS 2
Vilamaiorense:
Vasco, Zé Nuno, Bruno, Sérgio, Ritson (Joel), Fábio Costa, Flávio, Rivaldo, Micas (Zé Filipe), Ricardo, Filipe;
Golos: Ritson, Bruno, Filipe.

Fornelos:
Zé Carlos, Zé Mário, Ricardo, Mendes, Brocas, Luís Cardoso, Miguel, Gil, André, João Ricardo (Alexandre), Xano;
Golos: Ricardo, Xano.

Um jogo que se previa difícil, tal era a temperatura, baixíssima, onde se juntava muito vento vindo da Serra nevada do São Macário, onde nem os muitos golos, 5, fizeram aquecer o ambiente.
O Vila Maior entrou com vontade de ganhar, e logo aos 3’ passava para a frente do marcador por intermédio de Ritson, que depois de uma jogada de ataque pelo lado esquerdo, chuta cruzado para o fundo das redes.
A jogada seguinte mostrou que o Fornelos não se intimidou e também queria disputar o jogo e marcava o golo do empate, decorridos 4’ de jogo; lance pela esquerda do ataque forasteiro, alguma passividade da defesa Vilamaiorense, e Ricardo chutava para o empate da partida.
A equipa da casa não baixa os braços, e passados 2 minutos, aos 6’, volta a ficar em vantagem, desta vez por Bruno; livre marcado na lateral esquerda do ataque vilamaiorense, a bola vai direitinha á cabeça de Bruno, que sem marcação e completamente só marca o golo da vantagem.
O jogo prometia golos e o Fornelos foi quem teve mais perto de marcar, e empatar novamente a partida. Com duas bolas nos ferros, uma no poste e outra na barra.
Até que aos 39’ aparece mesmo nova igualdade. Novamente uma jogada de ataque pela esquerda, onde aparece Xano a rematar cruzado para o fundo da baliza.
Íamos para tempo de intervalo com o marcador a mostrar 2-2.

A segunda parte abre com um pouco de chuva geladinha, principalmente para quem não usava guarda-chuva, e desta vez é o Vila Maior que tenta chegar a nova vantagem. O Fornelos subiu mais no terreno de jogo à procura go golo e foi o Vila Maior quem aproveitou. Aos 60’, jogada rápida de contra ataque por Ricardo, com alguma passividade na cara do guarda-redes do Fornelos deixa-se alcançar pela defesa, mas por sorte a bola tabela num adversário e acaba por ir parar aos pés de Filipe, que sem dificuldade, encosta a redondinha para a rede do Fornelos. Estava feito o resultado final de 3-2 que daria a vitória aos homens da casa.
O Fornelos tenta chegar ao golo mas deixou muito espaço para o contra ataque veloz de Ricardo, que por três ocasiões teve oportunidade para dilatar a vantagem. Uma delas aparece numa situação de três para um mas tenta resolver sozinho e o guarda-redes agarra a bola. As outras duas apareceu na cara do mesmo guarda redes Zé Carlos, mas nada mais conseguiu do que perder a bola para a equipa forasteira. Nesta segunda parte não conseguiu dar melhor seguimento às suas jogadas ofensivas, e em apenas uma delas o guarda-redes da casa, Vasco, teve de se aplicar a fundo para não deixar empatar novamente a partida.
Um jogo apenas com dois cartões amarelos, sem grandes casos de agressividade e bem controlado pela equipa de arbitragem.
Quanto ao trabalho dessa mesma equipa, a de arbitragem, penso que teve em bom plano, com um lance ou outro onde possam ter estado menos bem, mas de um modo geral aceitável.
Quanto ao público, teve bastante afluência, onde se registavam perto de 90 espectadores no início, mas devido às muito más condições climatéricas, foi abandonando o estádio do Vila Maior.
publicada por AO em VFM