quinta-feira, 30 de julho de 2009

entrevista a Paulo Leitão, director dos Ceireiros

Paulo Leitão, director do Grupo Cultural Desportivo “Os Ceireiros”, é o meu convidado para a entrevista semanal.


Nome: Paulo Alberto Ribeiro Leitão
Data de Nascimento: 11 de Novembro de 1976
Naturalidade: Beselga - Penedono
Profissão: Técnico Superior
Habilitações: Bac. Jornalismo; Lic. Comunicação Social; Lic. Comunicação e Relações Públicas; Lic. Comunicação e Relações Económicas; Mestrado em Ciências da Informação; Mestrado em Jogo e Desporto Evolução Histórica
Clube preferido: Sporting Clube de Portugal
“Os Ceireiros” são uma instituição desportiva, sediada na Beselga, concelho de Penedono.
Porquê essa designação clubista?
Grupo Cultural e Desportivo “Os Ceireiros” foi o nome que atribuímos a esta associação “nascida” em 2005. Antes de mais, este grupo é muito mais do que uma instituição desportiva… actualmente existem três ramificações que entroncam numa direcção central, que são: a Secção Desportiva (onde a participação no campeonato distrital de futebol de 11 é a principal actividade); a Secção Formativa (em que o leccionar/formar é o objectivo) e a Secção do Artesanato… é este artesanato que dá nome à associação. Trabalhos feitos em junça, nomeadamente ceirinhas, capachos, tapetes… eram peças únicas usadas e conhecidas em todo o país. Peças essas, que eram distribuídas pelos Ceireiros e, assim, prestou-se mais uma homenagem aos nossos antecessores, que são parte integrante da nossa identidade.
Em 2008/2009 a surpresa pela positiva, com um excelente 6º lugar; na última temporada, a desilusão de uma descida de divisão.
O que mudou nestas 2 épocas?
Realmente, Os Ceireiros tiveram, desde a sua criação em 2005, uma ascensão meteórica: no primeiro ano aconteceu logo a subida de divisão; no segundo conseguimos a manutenção, com a obtenção do nono lugar; e na época 2008/09 um óptimo sexto lugar. Este sucesso foi conseguido devido a uma política de continuidade e muito metódica, onde primamos por atingir as metas pré-estabelecidas, mas acima de tudo honrar os nossos compromissos. A manutenção da estrutura da equipa (quer jogadores, quer equipa técnica) foi o principal trunfo… contudo, e depois de uma excelente época, houve muitos jogadores cobiçados por outros emblemas o que nos destabilizou. A mudança da equipa técnica também não resultou como nós pretendíamos, mas tenho a obrigação e o dever de deixar aqui uma palavra amiga ao Ângelo que tudo fez para que o desfecho fosse outro, e… só a falta de sorte a que nos fez descer de divisão.
Quando faltavam apenas 4 jornadas para o final do campeonato, Os Ceireiros tinham 7 pontos de vantagem sobre o Sezurense.
Quais os motivos para uma recta final tão negativa?
“O caminho faz-se caminhando” e por vezes é necessário dar um passo atrás, para depois se darem dois em frente… esse é um facto: eram 7 que se traduziam em 8 porque tínhamos vantagem sobre o nosso adversário directo! Mas não podemos esquecer que nós somos pequenos… somos um clube de uma freguesia do Concelho de Penedono… embora tenhamos um orgulho, uma determinação e uma dignidade muito grande… essa ninguém nos pode tirar! Assim caímos de pé, mas não vejo que a descida de divisão seja um grande problema, porventura até será uma época muito interessante!
Carvalhais tornou-se campeão da 1ª Distrital.
Foi um justo vencedor?
No ano passado havia um leque de 4 equipas em que o título poderia assentar perfeitamente: Carvalhais; Alvite; Fornelos e Ferreira de Aves.
Com o decorrer do campeonato demonstrou-se que o Carvalhais foi o justo vencedor, se bem que tenho um gosto e admiração pessoal pelo Alvite, que é uma equipa à nossa imagem.
Nesta divisão são vários os atletas que já passaram por escalões nacionais.
Quais os atletas que gostaria de um dia ver a representarem Os Ceireiros?
A nossa situação geográfica dificulta-nos bastante no que concerne à estratégia para a obtenção dos objectivos, que passa também pela selecção de jogadores. Por isso vou referir apenas três nomes e que vivem uma realidade concreta, para além de grandes jogadores são também grandes pessoas: Vitor Alexandre, Manso e Simão.
Para a próxima temporada desportiva, quais são os objectivos dos Ceireiros?
Os objectivos da nossa equipa passam, obrigatoriamente, pela subida de divisão. O leque de jogadores e o treinador em quem apostamos dão-nos garantias para acreditarmos que podemos atingir um lugar que dê acesso à 1.ª divisão distrital, porque é lá o nosso lugar.
Num plano meramente teórico, quais espera que sejam os grandes adversários na luta pela subida?
No início de cada temporada há sempre expectativas para todas as equipas… contudo e com o decorrer do campeonato umas confirmam-se e outras não! Na minha opinião haverá uma disputa mais directa pelos três primeiros lugares entre Os Ceireiros, Sernancelhe e Vale de Medeiros.
Futebol é emoção, neste prisma, escolha um momento glorioso e um momento decepcionante que tenha vivido no futebol distrital.
Neste curto espaço temporal em que Os Ceireiros fazem parte integrante da AFV, tenho que destacar como melhor momento a subida à primeira divisão distrital e o momento mais decepcionante está directamente ligado com a despromoção neste ano transacto.
Para terminar, deixo em aberto um espaço para o Paulo Leitão, transmitir desejos ou opiniões, para realçar alguma medida que contribua para o desenvolvimento do futebol distrital.
Vou-me referir unicamente à calendarização dos jogos da 2ª divisão que acho, sinceramente, deveria ser revisto de forma e encurtar a duração do mesmo e aproveitar os períodos festivos como o Natal, passagem de ano e outros para a realização de jogos possibilitando que os nossos (e)imigrantes assistam ao vivo a estes desafios, que de outra forma não têm possibilidade.
Para terminar, sendo um desejo mais pessoal de que Os Ceireiros e o Sernancelhe sigam juntos para a primeira divisão distrital da AF Viseu.
Para o Paulo Leitão, o meu muito obrigado, e para toda a estrutura de “Os Ceireiros” votos de sucessos desportivos, onde consigam atingir todos os objectivos a que se propõem.

5 Comments:

Anonymous ANTHONY KIEDIS said...

este HOMEM definece com uma so palavra ENORME...

12:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

grande entrevista,grande nivel

1:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

HOMEM COMO ESTE HÁ POUCOS,FELICIDADES PARA TI E PARA "OS CEIREIROS" UM ABRAÇO AMIGO.
ASS. ANGELO GOMES

10:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o melhor dirigente do mundo.
mais humilde k os outros,e mt mais inteligente k os demais

12:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Felicidades para o Ceireiros e que rápidamente suba de divisão. São clubes como o ceieiros que precisamos na 1ª Divisão. Pres. da direcção do Alvite

10:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home