sábado, 9 de agosto de 2008

de dispensado a especial

Os 2 golos apontados, e os poucos minutos de competição registados por Pedro Mantorras no último campeonato, devem ser suficientes para o jogador cumprir a 8ª época de águia ao peito, relegando Makukula que fez o gosto ao pé por 9 ocasiões na referida temporada, para uma situação de possivel empréstimo, caso não cheguem propostas de aquisição á SAD encarnada.
Aquando da chegada de Quique Flores, o avançado angolano foi dado como dispensável pelo técnico, "chocado" com o elevado número de lesões e com a falta de profissionalismo demonstradas por Mantorras, que recorde-se, não cumpriu programa físico entregue para fazer durante as férias, e atrasou o plano de recuperação planeado pelos benfiquistas.
No entanto, bastaram uns dias (ou uma conversa com Luis Filipe Vieira) para que de dispensado, fosse promovido a especial, e digno de repeito, segundo as palavras de Quique Flores ao jornal "A Bola"; respeito, sentimento que o avançado não teve para com a entidade patronal, ao não cumprir o programa de recuperação previsto...
Makukula que era regularmente convocado para a selecção nacional, antes de chegar ao Benfica, deverá seguir as pisadas de Dabao, João Tomás, Van Hooijdonk, Bergessio e companhia...porque no ataque do Benfica há um lugar que está garantido...e imune a exibições, perfomances e resultados!
O contraste desta situação, é o facto de Luis Garcia provavelmente já não se transferir para o Benfica; Rui Costa refere que o atleta é caro para os cofres encarnados, e se existe argumento que não me convence e me irrita, é o de rotularem de "caro" um atleta de futebol:
*foi assim que Van Hooijdonk foi despachado...num contrato por objectivos, os mais de 30 golos apontados foram insuficientes para segurar o jogador, que na época seguinte daria a taça UEFA aos holandeses do Feyenoord (sendo substituido no Benfica curiosamente por Pedro Mantorras)
Se a qualidade tem um preço, e se a disponibilidade do atleta deve ser recompensada, então o jogador mais caro do plantel do Benfica, é Pedro Mantorras!
Sentimento de tristeza, misturado com injustiça, é o reflexo das dispensas de Dabao, Fábio Coentrão, Freddy Adú (e não só); Dabao fez uma temporada notável nos júniores do Benfica, mas não foi suficiente para lhe ser dada uma oportúnidade no plantel principal (são os tais lugares cativos) ... Fábio Coentrão e Freddy Adu parecem cada vez mais distantes do sucesso prometido, o que nos leva, quase a desejar que Moreira, Miguel Vitor, Fellipe Bastos e companhia, se transfiram para o Sporting ... o mais rápido possivel, para bem das suas carreiras desportivas!