sexta-feira, 1 de agosto de 2008

os "novos" nem sempre são os melhores

Novidades, reforços, mais valias...são termos normalmente utlizados pela comunicação social, para deliciar o apetite e a esperança renovada dos adeptos de qualquer equipa.
As caras novas são sempre as mais fotografadas pelos repórteres, as que mais palavras transcrevem nas páginas de um jornal, e no imaginário de quem deseja o sucesso.
Diz o passado, e os resultados, que nem sempre foi assim...regra geral vence quem menos perde, quem consegue manter uma estrutura sólida e resiste aos euros que constantemente aliciam as "joias da corôa".
No FC Porto, Cristiano Rodriguez é o homem do momento; veio de um rival, é novidade, e já disse publicamente que adora o novo clube...a saída de Paulo Assunção já nem é recordada, e se Quaresma fizer as malas, parece que o "cebola" é mais que suficiente para manter a equipa na rota dos titulos.
(o ano passado, um tal de kazmierczack fez declarações idênticas)
No Sporting, Rochemback é a estrela maior desta pré-época, e dá a sensação que "desapareceram" (se é que alguma vez os houve) os interessados por Miguel Veloso; Rochemback é um bom jogador, e o facto de ser um regresso, jamais conseguirá ofuscar o brilho da mais cintilante das estrelas: João Moutinho...por aqui, e pela sua manutenção no plantel, talvez passe parte do possivel sucesso dos leoninos.
(o ano passado, sensivelmente por esta altura, Stojkovic e Gladestone faziam sonhar alvalade)
No Benfica, Pablo Aimar é o sucessor de Rui Costa, é o camisola 10 e vem da terra de Maradona...veremos se consegue ter a influência e a omnipresença de Petit; Luis Garcia parece ser o encanto de Quique, que até admite prescindir de Cardozo...o único que depois de Pierre Van Hoijdonk, ultrapassou a marca dos 20 golos.
(lembram-se daquela pré-época em que Karyaka parecia trazer a revolução do futebol português?)
Olhando ao passado, ainda me recordo da aquisição do lunático Luis Figo pelo Real Madrid, na mesma época em que Redondo se transferiu para o AC Milan; resultado: o Real perdeu a supertaça europeia, a taça intercontinental e o campeonato espanhol...passados 2 anos, o mesmo erro: aquisição de David Beckam (ou melhor, da imagem deste) e perda de Makéléle para o Chelsea; este ano é o tudo por tudo por Cristiano Ronaldo, e começaram já as azias de alguns madrilenos de gema como Iker Casilas.