domingo, 30 de agosto de 2009

Quiz Distrital - Divisão de Honra

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Arede, uma força infinita

Carlos Arede, atleta do Lusitano, foi o mais votado para a eleição de melhor ponta de lança distrital da 1ª Divisão Distrital, Zona Sul.
Com uma raça e determinação impressionantes, Arede nunca desiste, nunca vira a cara á luta, nunca se deixa abater, e nunca cai ... joga da mesma forma onde e contra quem fôr, e dentro das 4 linhas nunca se intimida, muito pelo contrário, ganha força a cada instante e ganha alma a cada lance, que disputa como se fosse o último da sua carreira.
Fisicamente forte, veloz e polivalente, Arede será sempre um jogador importante em qualquer clube, podendo desempenhar as mais dificeis e ingratas tarefas, na certeza que os quilómetros que percorre em prol da equipa, serão imensos ... como o historial de Arede!!



Paulo Cabaças, em representação do Viseu e Benfica, foi o 2º jogador mais votado, na referida posição, e Dominique, do Canas de Santa Maria, conquistou o bronze, relativo ao 3º posto.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Liga Sagres - 2ª jornada

Mais golos e menos casos ... é assim que se pode resumir a 2ª jornada da Liga Sagres.
Os 9 golos da jornada inaugural, foram superados pelos 13 da actual, e em nenhum dos principais jogos, houve polémicas e irregularidades a nivel de arbitagem, se exceptuarmos o jogo de Alvalade, onde o juiz não esteve ao nivel do encontro.
O campeão em titulo "despachou" o europeu Nacional, por uns esclarecedores 3-0, e Falcão assume-se cada vez mais como o grande reforço dos dragões; já o lateral esquerdo Álvaro Pereira, parece uma calinada futebolistica, longe de fazer esquecer Cissokho.
O golo inaugural dos azuis e brancos é através de uma grande penalidade, que não deixa margem para dúvidas, e as 2 expulsões dos jogadores do Nacional, terão que ser aceites, uma vez que são desconhecidos os termos linguisticos utilizados.
O Benfica, beneficiou igualmente de uma grande penalidade inquestionável, desperdiçada por Cardozo, mas teve a estrelinha, bem perto do apito final, para "arrecadar" os 3 pontos em disputa.
Em Alvalade, os leões marcaram passo, e atrasaram-se perante o lider Sporting de Braga, deixando fugir os rivais.
Uma arbitagem menos positiva, com 2 penaltys por assinalar, um para cada lado, embora se forem considerados os timing´s desses lances, então teremos que analisar que os Sportinguistas foram mais penalizados.
Aspectos negativos e "extra futebol" vão marcando a actualidade do FC Porto, que mais se assemelha a um Faroeste!!!!
Adriano foi cobardemente agredido, e um jornalista foi atropelado pelo motorista de Pinto da Costa, á saida do tribunal e perante a presença (incomodativa???) de Carolina Salgado.
Jesualdo Ferreira, veio a publico pedir protecção a Hulk, perante as faltas constantes dos adversários; estranho ... não fosse Jesualdo o treinador de Bruno Alves!!e aos adversários deste, quem os protege????

terça-feira, 25 de agosto de 2009

frieza e experiência

Carlitos, jogador do Nespereira
foi o mais votado na eleição do melhor ponta de lança da 1ª Distrital, Zona Norte.
Atleta experiente, daqueles que sente a camisola, Carlitos é o melhor marcador da última década do clube do concelho de Cinfães, estatuto que lhe tem conferido uma titularidade indiscutivel, ano após ano.
Frio na hora de decidir, Carlitos é igualmente portador de um forte e bem colocado remate.
Tx do Vilamaiorense ficou com a prata, relativa ao 2º lugar, ao passo que o jovem Diogo Neves, conquistou o bronze para o Ferreir D´Aves, tendo sido o 3º mais votado.

domingo, 23 de agosto de 2009

Capitães em Alvite

Humberto, que ostentava a braçadeira de capitão do Moimenta da Beira, e que havia sido anunciado como possivel reforço do Gente da Nave - Alvite, confirmou as expectativas e jogará mesmo de Azul-Grená na próxima temporada; China, ex - capitão do Leomil, será igualmente orientado pela equipa de Carlos Pinto.

CARVALHAIS REFORÇA ATAQUE
Os avançados Carlos Almeida (ex - Tondela) e Filipe (ex - Santar) são reforços do Carvalhais, juntando-se ao extremo Gil, que na época anterior defendeu as côres do Sporting de Lamego.

No Sernancelhe, o defesa - médio Fredy é reforço; neste caso, trata-se de um regresso á competição, depois de ter estado ao serviço do clube, na função de Tesoureiro, durante a época 2006 / 2007.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Nino, um brazuca por excelência

Nino, atleta que esta época defendeu as côres do Viseu e Benfica
foi eleito pelos cibernautas deste blog, o melhor médio ofensivo da
1ª Divisão Sul.
Inscrito apenas em Dezembro, trouxe algo de novo á equipa viseense, essencialmente golos e assistências, fruto de uma técnica elevada, muita velocidade e uma excelente qualidade de passe e colocação de remate, como o comprova o facto de ser um eximio marcador de livres.
Agostinho, do Lusitano ficou em 2º lugar, tendo Carlos, do Mortágua, ficado com o bronze.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Guarda-Redes em alta

Lino, excelente Guarda Redes que na última temporada defendeu a baliza do Arguedeira, é reforço da ADR Tarouquense.
O keeper, formado nas escolas dos Repesenses, irá substituir Márcio, que deixou o vale encantado para se transferir para a região de lafões, onde irá representar o Carvalhais.
Para o lugar de Lino, o Arguedeira reforçou-se com Careca, titularissimo do Moimenta da Beira na época transacta.

ARGUEDEIRA CANDIDATO???
Apesar de ser uma noticia ainda não confirmada, é provável que Vitor Rebelo seja o próximo treinador do Arguedeira, substituindo assim Vitor, que representará os vizinhos da ADR Tarouquense.
O ex treinador do Sporting de Lamego, poderá estar a um passo de se transferir para a equipa de Melo, que, segundo rumores, apostará forte e com os olhos no cimo da tabela classificativa .

PENAVERDENSE APRESENTA-SE
Ricardo Macêdo, defesa - médio do GD São João da Pesqueira, será uma das caras novas do Penaverdense.
A equipa de Ricardo Silva, recorde-se, conquistou a promoção ao escalão mais elevado da AF Guarda, e além do Pesqueirense, contractou ainda o defesa Pedro Duarte (ex-Manteigas) e os avançados Fábio (ex-Sporting da Mêda) e Fábio Queijo (ex-Aguiar da Beira).
Renovaram contracto os Guarda-Redes David e Nuno, os defesas João Ricardo, Alexandre, André Pina, Rafael e Alexandre Arrais, os médios Hélder, Carlos Nave, Fábio Lopes, Manuel, Bruno Pacheco e Marco Matias, alem dos avançados João Pedro, Pedro Gouveia e Pedro Arrais.
O plantel ainda não se encontra fechado, estando Ricardo Silva á espera de um Guarda-Redes para que tal aconteça.
A apresentação da equipa aos sócios e simpatizantes, está marcada para o dia 30 de Agosto ás 15HOO, tendo o inicio dos trabalhos sido agendado para 1 de Setembro.
Os jogos de preparação já agendados, são os seguintes:
13 de Setembro – Sezures(Fora)
20 de Setembro – Sezures (Casa)
27 de Setembro – Viseu e Benfica
04 de Outubro – Viseu e Benfica

Liga Sagres - 1ª jornada

Começou com muita emoção e com 7 empates a jornada inaugural da Liga Sagres, tendo o Sporting de Braga sido a excepção pela positiva, ao passo que a Académica, foi igualmente excepção, mas no sentido contrário.
Com o inicio da principal prova nacional, começam igualmente as polémicas ... por cá, nada de novo!!

Na sua edição de 3ª feira, o jornal "A Bola" dedica 2 páginas á desastrosa exibição de Artur Soares Dias, de onde se destaca uma não assinalada grande penalidade a favor dos encarnados, no periodo de descontos, e a irregularidade cometida por Miguelito e Coentrão, no penalty de Cardozo (foto), nas "barbas" do árbito; diz o regulamento http://www.fifa.com/mm/document/affederation/federation/81/42/36/lawsofthegameen.pdf
na página 125 que a grande penalidade deveria ser repetida.

O jogo Paços de Ferreira - Porto, teve igualmente polémica, pois segundo a análise dos especialistas, foi mal assinalado um fora de jogo a Carlitos, quando este já tinha ultrapassado Helton, e se preparava para marcar aquele que seria o golo da vitória dos castores".
" parti em linha com o Fucile e as leis determinam que o árbitro, nestes casos específicos, beneficiem o atacante. O árbitro acabou por ter influência directa no resultado, pois decidiu seguir as indicações do assistente" referiu o interveniente directo no lance.
Com base nas avaliações jornalisticas (sempre suspeitas, também é verdade), teremos que concluir que os benfiquistas foram prejudicados e os portistas favorecidos ... por cá, nada de novo!!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Diego ... Maradona de Vildemoinhos

Desde o primeiro cibernauta, até ao prazo limite da votação para melhor extremo da 1ª Divisão Distrital Zona Sul, apenas um atleta se destacou com uma supremacia inquestionável:
Diego, brasileiro do Lusitano.

A sua baixa estatura contrasta na perfeição com a grandiosidade do seu futebol, onde cada lance ganha magía, onde cada toque define perfeição, onde cada lance ganha imprevisiabilidade; técnicamente evoluido, espalha um perfume imcomparável, digno de um artista, próprio de uma classe invulgar, que o definem como um dos melhores do distrito.
Mortifero nas bolas paradas, desiquilibrador nas bolas corridas, é um brasileiro por excelência!!!
EMPATE NA "PRATA"

Exactamente o mesmo número de votos, e igual possibilidade de "entrar" na selecção ideal da Zona Sul, foi o resultado atingido por Eugénio (Viseu e Benfica) e Daniel Batoneira (Mortágua).
O "benfiquista" mais técnico e equilibrado, o de Mortágua mais "louco" e veloz, caracteristicas tão opostas que não os impedem de serem dois excelentes executantes do futebol distrital.
Eugénio gosta de pautar o jogo, de definir a estratégia para cada lance, de um olhar abrangente sobre todo o terreno de jogo.


Daniel Batoneira gosta de disputar cada lance, como se fosse o último de cada partida; Extremamente veloz e loucamente endiabrado, não permite um segundo de descanso que seja aos adversários, e coloca a cabeça onde muitos recusam meter o pé.
Melhor marcador do Mortágua, e peça imprescindivel na subida de divisão, o "Peter Pan" é um exemplo de raça, entrega e dedicação.

domingo, 16 de agosto de 2009

Talento "á solta" na 1ª Norte

ZÉZITO - O ZIZOU DE LAMAS
Camisola 10 nas costas, um talento infinito, uma dedicação imensa, uma alma inacabável na liderança do meio campo do "seu" Ferreira D´Aves.
A passagem pelas nacionais, não lhe retirou a humildade com que trabalha ... o sucesso com que vai construindo a sua carreira, não lhe retira a ambição de novas conquistas ... o valor enquanto atleta, não belisca minimamente a sua postura enquanto homem extremamente profissional.
A eleição de Zézito como o melhor médio ofensivo, acaba ser o reflexo das "marcas" que deixa por cada instituição que representa, e da nostalgia com que é recordado pelos seus ex-companheiros.

Joel, atleta do Carvalhais, ficou em 2º lugar, ao passo que Pepe, conquistou o bronze para o Nespereira.



JORGINHO - O VELOCISTA
O bronze na votação para melhor médio ofensivo, transformou-se em ouro, na bonita localidade de Nespereira, uma vez que Jorginho, foi o vencedor para o melhor extremo da 1ª Distrital Norte;
Técnicamente evoluido, faz da velocidade a sua principal alma, o que aliado a uma facilidade de remate, o torna num dos atletas mais temidos pelos adversários, e um finalizador muito apreciável.



CANHOTO - 7 FINTAS ENDIABRADO
No onze titular da selecção da 1ª Norte, entraria igualmente Mário Santos, conhecido por Canhoto no futebol distrital.
Constantemente marcado individualmente, é geralmente "castigado" por entradas violentas dos adversários.
Velocidade, drible impressionante, forte no jogo aéreo, facilidade e colocação de remate, impressionante técnicamente e desiquilibrador ofensivamente, fazem de Canhoto um polivalente, que poderá actuar em qualquer posição predominantemente de vocação ofensiva, porque o talento, esse, estará sempre presente ... onde quer que o Mário se encontre...
Rui Pedro, alcançou o bronze para o Campeão Carvalhais.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Quiz distrital - 1ª Divisão Zona Sul

Oceano e Manu continuam "Moimetenses"

Contrariamente ao anunciado, Oceano e Manu, não vão representar a Sampedrense, e irão manter-se de azul e branco, defendendo o Moimenta da Beira, que desta forma, parece continuar a apostar forte na Divisão de Honra da AF Viseu.
Vitor Ferreira na ADR Tarouquense
O técnico que na última temporada orientou o Arguedeira, irá ser o adjunto de Luis Filipe Governo, na cidade do vale encantado.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

quando a experiência e juventude se misturam

CHINA - A EXPERIÊNCIA É UM POSTO
Marco Paulo é conhecido no futebol distrital por China, e foi eleito o melhor trinco da 1ª Distrital Sul.
Polivalente (jogou imensas vezes a defesa central), experiente e "duro", China é daqueles atletas que "antes quebrar que torcer, doa a quem doer"; gosta de ambientes dificeis, na certeza que nehuma hostilidade conseguirá alterar a sua postura, na procura do melhor resultado para o emblema que enverga.
Se há 2 anos havia conseguido a subida do Carvalhais (então como capitão de equipa), este ano nova promoção ao serviço do Mortágua.
Fábio, do Besteiros, teve uma luta digna pela liderança, tendo atingido o 2º posto, ao passo que Joel, do Mórtágua, ficou em 3º numa demonstração inequivoca de qualidade no sector intermediário, da equipa que venceu a Zona Sul do campeonato da 1ª Distrital.



SANTINHA - JOVEM, MAS VALIOSO
O irmão mais novo de Man, "herdou" a elevada capacidade técnica, que aliada a um bom sentido posicional, e muita entrega ao jogo, fizeram dele o preferido pelos cibernautas deste blog, para a votação do melhor médio centro da 1ª Distrital Sul.
O atleta do Besteiros, está na Roménia, e não é certa a sua continuidade nos campeonatos distritais da AF Viseu.
Bruno, jogador do Mortágua, alcançou a "prata", tendo o Ranhados, através de Pires, ficado com o "bronze".

domingo, 9 de agosto de 2009

O (bom) operário e o professor

RICARDO CARVALHO - O PULMÃO
Eleito pelos cibernautas como o melhor trinco da 1ª Norte, o atleta do Carvalhais é um fiel todo terreno, sendo nas situações defensivas que ganha maior destaque, sinónimo de muitos quilómetros percorridos e imensas recuperações de bola; funciona como o "tampão" perfeito ás investidas contrárias.
Carlão, do Ferreira D´Aves, ficou em 2º lugar, numa luta que durou até ao ultimo segundo, ao passo que Sérgio Silva, alcançou o bronze para o Nespereira.
MARCO - PERFEIÇÃO TÁCTICA
Se na posição de trinco, houve vários atletas que lideraram, na votação de melhor médio centro, o "milhafre" Marco destacou-se desde o inicio.
Sabe como ninguém ocupar os espaços, aproveitando a experiência de muitos e bons anos de futebol... voluntarioso e polivalente, nesta que foi a sua última época no futebol, actoou a lateral esquerdo, defesa central, trinco, médio centro, médio interior esquerdo, médio interior direito, extremo esquerdo e extremo direito, numa regularidade impressionante.
Marcelo, do Nespereira, ficou em 2º lugar, e Isaias, mais uma despedida do futebol, alcançou o bronze relativo ao 3º posto.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

entrevista a Rui Castro, dirigente do Pesqueira

Rui Castro, dirigente do Grupo Desportivo de São João da Pesqueira e colaborador da Rádio Lafões, é o meu convidado para a entrevista.

Nome - Rui Miguel Oliveira Castro
Data de Nascimento - 28-11-1984

Naturalidade - S. João da Pesqueira
Profissão - Eng. Agrónomo
Clube preferido - F.C. Porto
Ídolo - Marco Van Basten


Em 2006/2007 a subida à Divisão de Honra, em 2007/2008 uma excelente classificação, em 2008/2009 a descida de divisão. Foram os anos anteriores que superaram as expectativas, ou foi este ano que desiludiu?
De facto as últimas épocas ao comando do mister José Carlos, foram do ponto de vista desportivo, de sucesso. Era um trabalho consolidado entre direcção, equipa técnica e jogadores. Contudo, com a sua saída juntamente com alguns atletas, grande parte deles habituais titulares, foi necessário reconstruir o plantel. Formou-se um plantel jovem com qualidade, competitivo, plantel esse que nos parecia suficiente em condições normais de assegurar o objectivo proposto, a manutenção. No entanto, a conjugação de alguns factores férteis no futebol, levou a que se falhasse o objectivo.

A descida era inevitável, ou houve condicionantes?
Houve diversas condicionantes, a começar pela pré-época, mais propriamente na elaboração do plantel. Uma deficiente organização directiva levou a um começo tardio dos trabalhos. Ainda assim, a direcção apostou num técnico jovem vindo dos quadros do clube, apostou em atletas do concelho, alguns deles sem experiência de Divisão de Honra, aos quais se tentou juntar atletas experientes, de forma a constituir um grupo mais forte, mas motivos alheios ao clube, como o dito por não dito por parte de alguns atletas, não o permitiram.
Um início dificil de campeonato, onde nas 5 primeiras jornadas o Pesqueira defrontou algumas das mais fortes equipas, das quais resultaram outras tantas derrotas aliado a uma série de 3 jogos consecutivos (Canas, Molelos e Moimenta), onde perdemos pontos para lá dos 90min, foram abatendo o moral da equipa. A certa altura do campeonato fomos sentindo qual seria o destino da equipa, restando apenas entrar em cada partida com o intuito de honrar o clube e tentar os três pontos. Mas a maior condicionante que surgiu ao longo da época foi do ponto de vista financeiro. Se as temporadas anteriores foram de êxito desportivo, já a nível financeiro, o Pesqueira pagou muito cara a factura.

Para a próxima temporada, o clube decidiu abdicar da competição sénior, e apostou nos escalões de formação. Quais as razões para esta medida?
Antes de avançar para cada época, a direcção analisa a situação e já na temporada transacta ponderou abandonar o escalão senior. Contudo, avançou-se para a época terminada com o objectivo de garantir a manutenção, sem descurar o orçamento, orçamento esse que tinha sido reduzido na ordem dos 60% . No entanto, os apoios financeiros não foram os esperados e a situação económica global em nada ajudou . O clube não poderia avançar para nova época do futebol sénior, sem antes cumprir com todos os elementos que fizeram parte do plantel desta época. O primeiro passo é continuar a honrar o bom nome do clube, cumprindo com as suas obrigações.
Chegou também a altura de apoiar de forma veemente os escalões de formação, que tantos anos tem sido colocados em segundo plano, dotando-os de melhores condições logísticas, visto que a nível de infra-estruturas o clube pouco poderá fazer.

No futebol sénior, o GD Pesqueira irá fazer um interregno para ganhar novas forças, ou deixará de fazer parte do campeonato da AF Viseu?
Este será certamente um até já, mas é um até já obrigatório, pois não podemos pôr o barco a navegar com rombos no casco, senão ele afunda-se. E era certamente isso que aconteceria, se não fizessemos este interregno. Como disse em cima, a direcção vai primeiro cumprir as suas obrigações, tentar reunir apoios (pessoal e financeiro) e só aí voltar ao futebol sénior, decisão essa que passará também por uma mudança de mentalidades.
Mas gostaria de deixar um aviso, a quem de direito, que um clube que possuía 4 camadas de formação para além dos seniores, não pode continuar muito mais tempo a usufruir das péssimas condições que o Municipal da Pesqueira proporciona. São poucos os concelhos do país que não possuem sintético, mas analisando como um todo, temos certamente um dos piores estádios do distrito de Viseu, estádio esse que não sofre uma remodelação mais aprofundada há vários anos. É difícil obter bons resultados na formação de atletas, com tão péssimas infra-estruturas. Esta é uma situação prioritária a rever brevemente!!!

Que tipo de desvantagens, trazem os mais de 100 quilómetros que separam o clube da sede de Distrito?
Não são apenas os 100 quilómetros que nos separam de Viseu, são os 40 quilómetros que nos distam da Régua, Meda, Sernancelhe, Foz Côa, terras com bons atletas e geograficamente mais próximas de nós, mas que por esse motivo e pela própria geografia das estradas, nos prejudicam na aquisição de atletas. Não é por acaso que concelhos nossos vizinhos como Tabuaço, Penedono, Armamar terminaram com o futebol sénior. Certamente que tinham os mesmos problemas na aquisição de atletas.
Desta forma e aproveitando o interregno no futebol senior, tentaremos aproveitar ao máximo os escalões de formação, para que no futuro possamos olhar para esta questão, não como um problema, mas como uma virtude de tão bons valores termos criado.

Mangualde fez a dobradinha distrital. Foi um justo vencedor?
Contra factos não há argumentos. O Mangualde foi a equipa mais constante ao longo da temporada. Assumiu o risco da candidatura à subida de divisão e no final a tabela reflectiu o bom trabalho. Trabalho esse, assente não só nas “estrelas”, mas no conjunto como um todo, algo que alguns dos oponentes directos, em certos momentos, não apresentaram. Os campeonatos ganham-se principalmente contra os pequenos.
Na Taça a “estrelinha” acompanhou esta equipa, que em duas das eliminatórias (Pesqueira e Sampedrense), apenas conseguiu a vitória nas grandes penalidades. Mas o futebol é isto mesmo, a sorte acompanhou os campeões.

Ao lado do GD Pesqueira, acompanhaste o clube em todas as divisões distritais. Que diferenças notas nos respectivos quadros competitivos?
Há diferenças enormes nas diferentes divisões. Na Divisão de Honra os adversários são mais fortes, mais coesos, com outra experiência. No entanto, uma das principais diferenças é a nível logístico, pois as equipas, salvo um ou outro caso, sendo o nosso um deles, apresentam boas infra-estruturas. Não quero desta forma desrespeitar o trabalho de dirigentes e atletas de divisões inferiores, podendo apenas incentivá-los a continuar com o seu trabalho, pois é possível subir ao mais alto patamar do futebol distrital, tendo sempre a noção que esse trabalho deve feito com a “cabeça bem assente”.

A experiência que foste acumulando no futebol distrital, permitiu-te observar imensos clubes e atletas. Que jogadores gostarias de ver vestir a camisola azul - grená da Pesqueira?
É verdade que pude acompanhar de perto todos os adversários e concluir que o futebol viseense é bastante competitivo, recheado de bons valores. Todas as formações têm atletas que brilham mais que os restantes, mas daí a serem atletas do Pesqueira vai uma grande distância. Distância essa, que é uma das nossas principais adversidades.
Contudo posso fazer referência a atletas que estiveram perto do Pesqueira e que seriam certamente mais-valias para o clube: Simão, Ferrador, entre outros, assim como veria com “bons olhos” o regresso de Semedo, Ferraz, Ferrari. Não menosprezando a permanência de alguns bons atletas da última época.

Qual a sensação, quando estás ao serviço da Rádio Lafões, e o adversário marca um golo ao teu GDP?
É uma sensação perfeitamente normal. É claro que gostamos mais quando é a sensação contrária, mas quando se veste essa camisola tem de se ser o mais imparcial possível, não olhando à cor das camisolas e sabendo criticar ou elogiar quando for o caso.

Futebol é emoção, neste prisma, escolhe um momento glorioso e um momento decepcionante que tenha vivido no futebol distrital.
Não podia deixar de fazer referência, ao privilégio de ter assistido de perto, às duas últimas subidas do Pesqueira, ao patamar mais alto do futebol distrital. Sendo que a última deu maior gozo, ao fim de cerca de 15 anos o Pesqueira voltar à Divisão de Honra, foi o momento mais marcante dos últimos anos. No pólo oposto destaco a derrota sofrida em Mangualde por números impensáveis nos dias de hoje, bem como a descida de divisão.

Para terminar, deixo em aberto um espaço para o Rui Castro, transmitir desejos ou opiniões, para realçar alguma medida que contribua para o desenvolvimento do futebol distrital.
Gostava de alertar para a má calendarização da Taça Sócios de Mérito. Este histórico troféu tem vindo a ser alvo de descredibilização por parte da AF Viseu, com um mau agendamento de jogos e com um sistema, em que na grande maioria dos jogos, apenas acarreta prejuízo aos clubes. Apenas o prestígio que os clubes defendem e a hipótese de alargar o seu palmarés, levam os clubes a “lutar” pelo troféu.
Ainda relativamente aos seniores alerto para uma urgente mudança de mentalidades, de todos os intervenientes, no que respeita ao pagamento a atletas. É uma situação a rever, senão muitos dos clubes depressa chegarão ao abismo.
Relativamente às camadas jovens, gostaria que a AF Viseu repensasse a calendarização de alguns dos campeonatos, visto que ou por desistência de clubes ou por má calendarização, as equipas saem prejudicadas na sua preparação.

Para o Rui Castro, o meu muito obrigado, e para toda a estrutura do Grupo Desportivo da Pesqueira, votos de sucessos desportivos, onde consigam atingir todos os objectivos a que se propõem.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Humberto no Alvite

Humberto, defesa central e capitão da equipa do Moimenta da Beira, será reforço do Gente da Nave-Alvite, que parece apostar forte na próxima temporada.
O jogador, depois de muitos anos a representar o clube da região do demo, foi dispensado pelo novo técnico José Carlos Coêlho.
O Alvite, clube rival e vizinho do Moimenta, será o destino deste experiente atleta.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Quiz distrital - 1ª Divisão Zona Norte

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

raça nas laterais da 1ª Distrital Sul

Se na votação da Zona Norte ressaltou a polivalência dos defesas laterais, na zona Sul esse argumento não foi determinante.
Os atletas escolhidos, representam clubes que conseguiram a subida de divisão, e viveram uma época recheada de sucessos desportivos.
MIGUEL LOURENÇO Á DIREITA
O habitual titular do Lusitano, saiu vencedor da "luta" travada com Serafim (Viseu e Benfica) e Náná (Mortágua).
Fisicamente forte, o lateral dos trambelos defende com determinação, surgindo ainda, com relativa frequência, em situações de ataque.

VALTER NA ESQUERDA
Formado nas escolas do Odivelas, o esquerdino Valter Marques é um exemplo de raça e determinação; Duro a defender, "antes quebrar que torcer", o lateral esquerdo do Mortágua é eximio nos cruzamentos para a área adversária, contribuindo constantemente com assistências mortiferas.
Venceu um duro e emocionante duelo com Ângelo, do Viseu e Benfica.
Steven, do Lusitano, alcançou o 3º lugar do lateral esquerdo da 1ª Distrital, Zona Sul.

sábado, 1 de agosto de 2009

polivalência nas laterais da 1ª Norte

ALFREDO NA DIREITA
Central de raiz, alinhou praticamente toda a temporada a lateral direito, tendo contribuido decisivamente para a subida do Carvalhais á divisão de Honra, e para o estatuto de defesa menos batida de todas as divisões da AF Viseu.
Tecnicamente evoluido, e de elevada estatura, Alfredo coloca sempre a bola jogável para o sector intermediário, sendo fortissimo no jogo aéreo.
A sua polivalência, permite a alteração do sistema táctico, sem obrigatoriedade de substituições.
PEDRO SANTOS NA ESQUERDA
Lateral direito, lateral esquerdo, defesa central, médio defensivo e médio centro; na ultima época, Pedro Santos jogou nestas 5 posições, o que o torna um atleta imprescindivel tacticamente, o que juntando á velocidade e técnica que o caracterizam, tornam-no num dos jogadores mais apeteciveis a nivel distrital.
Independentemente da posição que ocupe no terreno de jogo, a sua titularidade tem sido uma constante pelos clubes onde joga.
Ceireiros em bom nivel
Igor (direita) e Rafa (esquerda), foram os segundos classificados nas respectivas votações, numa demonstração inequivoca que não foi pelas linhas laterais, que Os Ceireiros não conseguiram uma época mais positiva.
Xana (Ferreira D´Aves) e Márcio (Nespereira) fecham o "pódio" com o bronze relativo ao 3º classificado.